Cidade, Rua e Festa

favelasprojetadas2

Muito antes de houvessem carros, ônibus e motos circulando pela cidade, sempre houve um elemento comum em todas as cidades de todo o mundo e em todas as épocas: As pessoas. A prova de que as cidades não foram feitas para os automóveis é essa, a rua sempre foi das pessoas e para pessoas.
A rua nas cidades antigas eram os locais de encontro, de troca de experiências, de comércio, mas também da festa. As festas tinham um sentimento de coletividade, aconteciam por um sentimento de comunidade que uniam as pessoas para celebrar. As festas faziam parte de uma rede de relações que fortaleciam os laços afetivos com o espaço público. Tudo acontecia na rua, um romance, um beijo roubado, uma caminhada com seu amor. A vida era urbana.
Havia uma relação intima com o espaço urbano com a arquitetura. Por exemplo, a arquitetura holandesa tradicional, onde as portas das casas tinham duas partes horizontais que se abrem, permitindo que se tenha contato com o espaço público, mantendo a privacidade da casa. Como Hertzberger em seu livro “lições de arquitetura” formula os espaços são públicos ( a rua), espaços de transição ( a Porta das casa holandesas) e os espaços privados ( a casa). Espaços que estão intimamente ligados e fazem parte de um todo.
A arquitetura modernista sabia dessa potencialidade da rua, tanto que incorporava a rua para o interior dos prédios como espaços coletivos e de transição da rua para a habitação e sem a presença de carros. No entanto esses espaços eram múltiplos na sua forma de uso, podia se fazer tanta coisa que acabou não acontecendo nada ou quase nada. Tais espaços foram transformados em garagens, simplesmente abandonados ou subutilizados.
Hoje com a cidade de proporções gigantescas, as ruas são tomadas pelos automóveis e com a correria do dia a dia, perdemos os espaços das ruas e cedemos para o carro. Ainda há festas acontecem na rua: o Carnaval. Por toda cidade temos blocos que atraem pessoas de todas as partes para festejar. De certa forma, a rua de maneira efêmera e descontínua traz a festa e a potencialidade da vida urbana. A festa acaba e tudo volta no ritmo acelerado das nossas cidades, quem dera se as ruas cotidianamente fossem lugares de encontros mais expressivos. Mesmo que haja a possibilidade da surpresa ao dobrar uma esquina, já não é o mesmo de tempos atrás.

Por Rogério Guimarães Misk Filho
PUC MINAS

Fonte: http://arquipelago.in/?p=319

Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”, no MCB

Imagem via Museu da Casa Brasileira                                                              Imagem via Museu da Casa Brasileira

A exposição Móvel Moderno no Brasil: seleção do acervo do MCB oferece ao público uma breve narrativa visual e informativa dos assuntos tratados na reedição ampliada do livro Móvel Moderno no Brasil, de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos. Com curadoria da autora da publicação, e da professora da FAU-USP Tatiana Sakurai, a mostra reúne um grupo de móveis selecionado a partir do acervo do MCB . Apresentadas pelos mesmos títulos dos capítulos do livro e acompanhadas de breves textos de apoio, as peças pontuam os momentos, personagens e questões que foram fundamentais ao processo de modernização e caracterização do que hoje é conhecido e valorizado como o “móvel moderno brasileiro”.
Na data de abertura da exposição, 5 de março a partir das 19h, haverá mesa redonda com a presença de designers convidados: Carlos Motta, Fernando Jaeger e Zanini de Zanine. O evento terá introdução de Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e apresentação dos designers sobre capítulos do livro como “Entre função e transformação” e “A nova geração”, com uma reflexão sobre os caminhos do design contemporâneo, amparada pelos pressupostos apontados na exposição.

Sobre o livro Móvel Moderno no Brasil
A história do design do mobiliário brasileiro é apresentada no livro por eixos cronológicos e temáticos, que se combinam de modo variado, realçando o design, a identidade e a vitalidade do móvel no período analisado. O livro analisa obras pioneiras das décadas de 1920 e 1930, que ensaiavam os conceitos modernos no Brasil, como os móveis criados pelo escritor Mário de Andrade e pelo pintor Lasar Segall, além do arquiteto Gregori Warchavchik, autor das primeiras casas modernistas do Brasil, do multi-artista John Graz e da experiência inovadora da Cama Patente.
Os processos de consolidação da produção e sua difusão e disseminação são vistos a partir da contribuição de mestres como Joaquim Tenreiro, Lina Bo Bardi, José Zanine Caldas, Branco & Preto e Jorge Zalszupin. O nacionalismo no móvel é outra vertente do conteúdo, com destaque para a obra de Sergio Rodrigues, além de nomes como Michel Arnoult e Geraldo de Barros. É ressaltada também a relação dos principais arquitetos do período – representantes do desenvolvimento da arquitetura moderna no país – com a produção de móveis, seja por encomenda ou por produção própria. São mostrados móveis desenhados por Rino Levi, Villanova Artigas, Oswaldo Bratke, Oscar Niemeyer, entre outros.
Percorrendo os caminhos de modernidade seguidos pelo móvel brasileiro após o auge da produção moderna, nos anos 1960, o livro tem capítulos que analisam a produção da geração que marcou os anos 1980 a 2000, com abordagens que transitaram entre a função e a transformação do móvel, incluindo nomes como os irmãos Campana e Carlos Motta, e também da nova geração contemporânea, para quem uma grande diversidade de possibilidades se apresenta, com destaque para o caráter especulativo de suas propostas.
O objetivo da edição bilíngue é atender à curiosidade crescente do público internacional sobre o design brasileiro. O livro conta com um segundo prefácio do professor inglês Clive Edwards, que observa: “Histórias nacionais por vezes sofrem críticas em face de tendências da história mundial, que são vistas como sendo livres de limitações sócio-políticas. No entanto, como demonstrado por este trabalho, his- tórias nacionais de design podem servir como valiosas pautas para a análise tanto de países individuais como de questões internacionais comuns encontradas na história do design.”
A pesquisa que gerou o livro foi financiada por Fapesp e CNPq e incluiu entrevistas com os mais importantes nomes históricos da história do design de móveis no Brasil, muitos já falecidos. O projeto da segunda edição contou com apoio de diversas instituições e empresas relacionadas ao segmento, representando a união de esforços para gerar e preservar conteúdos sobre o tema. São elas: Arquivo Vivo, Artemobília, Capitânia, Ida – Feira de Design do Rio, Electrolux, Etel, Legado Arte, Made, MeMo, Museu da Casa Brasileira, Pé Palito, Teo e Thomas Hayes (Los Angeles).

Sobre a autora
Maria Cecilia Loschiavo dos Santos é filósofa e professora titular de Design na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado em Estética pela Universidade de São Paulo. Foi pesquisadora visitante em diversos programas de pós-doutorado nas seguintes universidades: Universidade de Califórnia, Los Angeles; Escola de Política Pública e Pesquisa Social, 1995-96; Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, 1997; Universidade Nihon, Toquio, Faculdade de Design e Artes, 1999; Centro Canadense de Arquitetura, Montreal, 2001; UCLA, Luskin School of Public Affairs, 2007-2008. Conferencista convidada no Bard Graduate Center, Nova York, 2011, na Universidade de Boras, 2013, e no Lacma – Los Angeles Country Museum of Art, 2014. É autora de diversos livros, entre eles Jorge Zalszupin – design moderno no Brasil, também pela Editora Olhares.

Via MCB
  • Título: Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”
  • Website: http://www.mcb.org.br/pt-BR
  • Organizadores: Museu da Casa Brasileira
  • De: 05 de Março de 2015, 19:00
  • Até: 05 de Março de 2015, 21:00
  • Onde: Museu da Casa Brasileira
  • Endereço: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP, Brasil



Fonte:Romullo Baratto. "Mesa redonda “Móvel moderno no Brasil”, no MCB" 28 Feb 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 28 Fev 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/762909/mesa-redonda-movel-moderno-no-brasil-no-mcb

Parte 1/3 A evolução da construção sustentável – Principais referências

por gbcbrasil | postado em: Entrevistas, Matérias | 1

Por Siegbert Zanettini

SIEGBERT ZANETTINI - GBC - parte 1 - okvick

A par de lembrar mais uma vez Leonardo da Vinci e Michelangelo por tudo que eles representam de pluralidade de convergência da ciência e da arte para o envolvimento holístico do conhecimento, que comentarei mais adiante, não é possível deixar de identificar as origens da visão sustentável conceito que aparentemente recente, teve na minha trajetória de meio século nas diversas abordagens e experiências em teoria e prática da arquitetura.

Nos últimos cem anos não poderia deixar de identificar alguns mestres arquitetos como os principais percussores desta etapa evolutiva presente.

Frank Lloyd Wright(1867-1959) há meu ver o maior e mais destacado arquiteto na abordagem orgânica da arquitetura do século XX, que o afasta de toda possibilidade de comparação com o estilo modernista. Ao se afastar das experiências européias modernistas de sua época, projeta em 1906 a Robie House, construída entre 1908 e 1910, em Chicago, uma das expressões máximas das “Prairie Houses”, é exemplo significativo da arquitetura orgânica.

Em 1935 projeta a “Fallingwater”, a Casa da Cascata construída entre 1936 e 1937 junto a uma cachoeira no Rio Beer Run, na Pensilvânia. Afirma assim em sua autobiografia: “Sabia bem que nunca uma casa deveria ser posta “em” uma colina ou “em” qualquer lugar. A casa devia ser “da” colina. Pertencer à ela”.

Robie House - Frank Lloyd Wright                                  Robie House – Frank Lloyd WrightCasa da Cascata - Frank Lloyd Wright                                              Casa da Cascata – Frank Lloyd Wright

Entre 37 e 56 ergue o complexo com vários edifícios o “Taliesin West” laboratório e moradia de Wright e seus auxiliares.

Estes três exemplos, entre centenas de outros projetos, são obras primas de um arquiteto genial que há na primeira metade do século 20 defendia: “Um edifício deve dar a impressão de crescer sem esforço de seu lugar, ser projetado de modo a harmonizar com o ambiente, se a natureza se manifesta ali; caso contrario, procurem deixá-lo silencioso, essencial e orgânico na mesma medida, como se a Natureza fosse encontrada em circunstâncias favoráveis.”

Taliesin West - Frank Lloyd Wright            Taliesin West – Frank Lloyd Wright

O tempo inexorável que muda paisagens, coisas e objetos, que deteriora e envelhece, que altera comportamentos e que evolui, aprimora, acrescenta experiência e sabedoria, incentiva a inventar e criar novas formas, funções e estruturas. Uma arquitetura que incorpore esse tempo, que mostre as mutações de luz, cores e brilhos do amanhecer ao entardecer, ressalta os focos luminosos que transpõem aberturas, superfícies translúcidas e vitrais reproduzindo novos cenários.

Falar em arquitetura é falar também da luz. Com intensidade, amplitude e matizes moldam os espaços e valorizam formas. Mies Van der Rohe, um mestre da tipologia do aço, dizia: “A História da arquitetura é a luta pela luz, pela janela”. Le Corbusier, também defendeu “A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes sob a luz”.

Casa de vidro de Mies Van der Rohe                                   Casa de vidro de Mies Van der RohePavilhão Alemão – Expo Barcelona  Mies Van der Rohe                           Pavilhão Alemão – Expo Barcelona
Mies Van der Rohe

Capela Notre-Dame-du-Haut  Le Corbusier                                 Capela Notre-Dame-du-Haut
Le CorbusierHeidi Weber Museum Centro le Corbusier                                     Heidi Weber Museum Centro le Corbusier

Experiências arquitetônicas no exterior que, a partir da obra do Centro Pompidou de

Paris, em 1977, dos arquitetos Richard Rogers e Renzo Piano, às quais se juntam as de Norman Foster, Santiago Calatrava, entre outros.

Centro Georges Pompidou Richard Rogers e Renzo Piano                                                        Centro Georges Pompidou Richard Rogers e Renzo PianoTorre Commerzbank - Norman Foster                                     Torre Commerzbank – Norman Foster

Ponte da Mulher – Buenos Aires Santiago Calatrava                                                                              Ponte da Mulher – Buenos Aires
Santiago Calatrava

A sustentabilidade hoje em muitos casos utilizada como “marketing”, não foi um conceito que surgiu nos últimos anos.  Vários arquitetos brasileiros do passado  adotavam com clareza conceitos bio-climáticos e eco-eficientes em seus projetos. Rino Levi, Lucio costa, Severiano Porto, Sérgio Bernardes, Affonso Eduardo Reidy, Roberto Burle Marx, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista.

Banco Sul-Americano do Brasil - Rinio Levi                                        Banco Sul-Americano do Brasil – Rinio LeviResidência Robert Schuster - Severiano Porto                Residência Robert Schuster – Severiano Porto

Aterro do Flamengo - Affonso Eduardo Reidy e Roberto Burle Marx                                       Aterro do Flamengo – Affonso Eduardo Reidy e Roberto Burle Marx Edifícios Residenciais Parque Guinle - Lucio Costa                   Edifícios Residenciais Parque Guinle – Lucio Costa

No presente João Filgueiras Lima/Lelé 1932-2014, possuem exemplos notáveis de projetos com soluções inovadoras, tecnologias e “design” extremamente compatíveis com o meio ambiente, com a estrutura, com os materiais utilizados, com a durabilidade da obra, com o sistema construtivo e com o conforto do usuário.

Rede de Hospitais Sarah Kubitschek  Fortaleza - João Filgueiras Lima                                     Rede de Hospitais Sarah Kubitschek
Fortaleza – João Filgueiras LimaRede de Hospitais Sarah Kubitschek  Fortaleza - João Filgueiras Lima                                   Rede de Hospitais Sarah Kubitschek
Fortaleza – João Filgueiras Lima

Blog GBC, GBC Brasil, Siegbert, Zanettini

Fonte: http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=250

Ministério promove capacitação sobre eficiência energética de prédios

pbe_eco_brasilia

 Curso irá treinar profissionais sobre regras e normas vigentes no Programa Brasileiro de Etiquetagem. Inscrições vão até dia 10.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com a Escola de Administração Fazendária (Esaf), oferecerá 240 vagas para interessados na certificação de eficiência energética de edifícios. Os cursos e oficinas ocorrerão em Brasília, Belém, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro a partir do dia 10 de março.

As inscrições podem ser feitas por e-mail, com até três dias de antecedência da oficina ou do curso. Cada turma tem 30 vagas e é destinada às equipes de engenharia e manutenção de órgãos públicos de todo o País.

O objetivo é sensibilizar os profissionais para a etiquetagem de eficiência energética, conforme o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), e o rebatimento desse processo nas licitações.

Metodologias

Com caráter prático e duração de quatro horas, as oficinas apresentarão metodologias de extração de dados para a etiquetagem dos sistemas com o objetivo de analisar o custo-benefício a partir de situações reais.

Já os cursos têm 16 horas de encontros presenciais e quatro horas na modalidade de educação a distância. Entre os conteúdos, estão o histórico do processo, a certificação no contexto dos pregões públicos e os cálculos de etiqueta geral.

Saiba mais

A Etiqueta PBE Edifica faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida em parceria entre o Inmetro e a Eletrobrás/PROCEL Edifica. As etiquetas podem ser obtidas para edificações comerciais, de serviços, públicas e residenciais. O selo atesta que o prédio atende aos requisitos de desempenho e, em alguns casos, de segurança estabelecidos em normas e regulamentos técnicos.

Atualmente, o PBE é composto por 38 Programas de Avaliação de Conformidade em diferentes estágios de implantação, que incluem desde a etiquetagem de eletrodomésticos como fogões e geladeiras até os automóveis e edificações. As etiquetas prestam informações sobre o desempenho e a eficiência energética dos produtos.

Cronograma

Oficinas

Belo Horizonte – 10 de março
Brasília – 10 de março
Rio de Janeiro – 16 de abril
Curitiba - 24 de maio

Cursos

Rio de Janeiro: 13 a 15 de abril
Curitiba: 21 a 23 de maio
Belém: 2 a 4 de junho
Recife:  9 a 11 de junho

(MMA)

Fonte:

http://www.ecobrasilia.com.br/2015/02/27/ministerio-promove-capacitacao-sobre-eficiencia-energetica-de-predios/

Conheça os finalistas do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura 2015

Projetos vencedores nas categorias Profissional e Estudantes serão anunciados em março

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

26/Fevereiro/2015

Divulgação

Foram divulgados na última semana os finalistas da segunda edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura, promovido pelo Grupo Saint-Gobain, que objetiva reconhecer projetos de arquitetura, interiores e engenharia que se destacaram na proposição de soluções inovadoras ampliando o conceito de sustentabilidade na construção civil brasileira.

Os projetos foram escolhidos nas categorias Profissional e Estudante e subdivididos em diversas modalidades. Os critérios usados para avaliação das propostas incluem os benefícios da edificação para o entorno e para usuários, rentabilidade construtiva, soluções que minimizam impactos ambientais e integração com o meio ambiente.

Na categoria Profissional, foram pré-selecionados foram: Casa 88°, do Atelier O'reilly Estrategias Sustentáveis (Residencial); Casas 3, do Estúdio Nacional Arquitetura e Design (Residencial); RB12, do Triptyque (Empresarial); Costa do Ipê Parque Shopping, do Uncreated.net (Empresarial); Centro Olímpico de Sustentabilidade RJ 2016, de FGMF Arquitetos (Institucional); Centro de Eventos e Exposições de Paraty, do Dal Pian Arquitetos Associados (Institucional); Living C, de VERT Arquitetura e Consultoria (Interiores); e Santa Casa Juiz de Fora, de Imaginal Arquitetura e Urbanismo (Interiores).

Já na categoria Estudante foram selecionados os projetos acadêmicos: Centro Cultural de Joinville; Ecoescola Zacarias; Escola Pública de Ensino Médio em Blumenau; Parque Estadual do Rio Vermelho; Centro de Educação Ambiental Cidade Ademar; Parque Linear Atlântida; e Núcleo de Pesquisa do Curucutu.

A iniciativa distribuirá R$ 182.305 em prêmios. A ordem classificatória dos finalistas e os projetos vencedores serão anunciados no dia 3 de março durante a ExpoRevestir, em São Paulo. Para mais informações, clique aqui.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/conheca-os-finalistas-do-premio-saint-gobain-de-arquitetura-2015-338878-1.aspx

Inscrições para o prêmio de arquitetura do Instituto Tomie Ohtake vão até 10 de abril

Segunda edição do AkzoNobel premiará três projetos de destaque construídos nos últimos oito anos

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

23/Fevereiro/2015

Divulgação

O Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a AkzoNobel, recebe até o dia 10 de abril as inscrições para a segunda edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel, que objetiva reconhecer projetos construídos nos últimos oito anos, desenvolvidos por arquitetos com até 45 anos de idade, brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos.

Podem ser inscritos projetos de edificações novas, reformas ou reciclagem de espaços públicos e privados, edificações preexistentes, equipamentos públicos e edificações temporárias ou desmontáveis. Os profissionais poderão participar com mais de um projeto.

Serão selecionados até dez propostas para a participação de exposição na sede do Instituto, e o vencedor ganhará uma viagem para Seul, na Coreia do Sul. Os segundo e terceiro colocados ganharão, respectivamente, viagens para Doha, no Qatar; e Bogotá, na Colômbia. Todas as propostas finalistas serão publicadas no catálogo do prêmio.

A comissão julgadora, composta pelos arquitetos Abílio Guerra, Carlos Teixeira, Priscyla Gomes e Shundi Iwamizu, irá avaliar os trabalhos arquitetônicos de acordo com critérios como a qualidade do projeto em relação às soluções formais e técnicas utilizadas, assim como a consistência e a originalidade dos processos criativos.

Para acessar o edital, clique aqui.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/noticias/inscricoes-para-o-premio-de-arquitetura-do-instituto-tomie-ohtake-338790-1.aspx

Em foco: Louis Kahn

Cortesia de LouisKahn.es     Cortesia de LouisKahn.es

"A monumentalidade é enigmática. Não pode ser criada intencionalmente. Não são necessários nem o material mais requintado nem a tecnologia mais avançada... ."

Salk Institute / Louis Kahn . Imagem © Liao YushengCasa Esherick / Louis Kahn. Imagem © Ronan Beckerman© Amiaga vía arkpad© Photo by joevare

Hoje celebramos o aniversário de um dos grandes da arquitetura moderna internacional:Louis Isadore Kahn, que completaria 114 anos. Muitas das obras deste renomado arquiteto nascido da Estônia foram claramente influenciadas por antigas ruínas, trazendo delas sua monumentalidade. Contudo, seu trabalho também se caracteriza por seguir a linha de Le Corbusier, incorporando a ela uma crítica tipológica da arquitetura e a busca constante por uma nova poética.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Salk Institute / Louis Kahn . Imagem © Liao Yusheng       Salk Institute / Louis Kahn . Imagem © Liao Yusheng

Kahn foi um dos arquitetos mais influentes do século XX. A seus edifícios monumentais e atemporais incorporam uma "construção reflexiva dos espaços"  - com ele mesmo define seu trabalho. Seus temas principais são a materialidade e a luz; através da simplicidade e austeridade do concreto aparente e do tijolo acentua o caráter monolítico de seus edifícios. Por outro lado, nos interiores, a manipulação da luz em todas as suas obras confere o drama necessário para transmitir a alma dos materiais.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Casa Esherick / Louis Kahn. Imagem © Ronan Beckerman      Casa Esherick / Louis Kahn. Imagem © Ronan Beckerman

Em sua vida profissionais, concretizou cerca de 200 projetos. A coleção de seus desenhos no arquivo da Universidade da Pennsilvania registra 6.363 exemplares, muitas obras e trabalhos formais de seu escritório, além de 100 modelos, fotografias e correspondências.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Photo by joevare  © Photo by joevare

A Biblioteca da Phillips Exeter Academy, Exeter, EE. UU. 1965- 1972, é uma das obras de maior destaque de Kahn. Também se destacam o Salk Institute e a Casa Esherick.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

A Biblioteca da Phillips Exeter Academy, Exeter, EE. UU. 1965- 1972, é uma das obras de maior destaque de Kahn. Também se destacam o Salk Institute e a Casa Esherick.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

© Amiaga vía arkpad      © Amiaga vía arkpad

Mais de 30 anos após sua morte, foi inaugurado em Manhattan o memorial Franklin Roosvelt, que não pôde ser construído durante a vida do arquiteto devido a problemas financeiros. A conclusão do parque Four Freedom é uma homenagem tanto ao ex-presidente como para Kahn. A obra revive o talento do arquiteto em encontrar o monumental no simples e, apesar de sua grande escala, apresenta uma especial atenção aos detalhes.

Cita:Uribe, Begoña. "Em foco: Louis Kahn" [En perspectiva: Louis Kahn] 20 Feb 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado .  http://www.archdaily.com.br/br/01-177977/feliz-aniversario-louis-kahn

#wikiD: Ajude o ArchiteXX a inscrever arquitetas na Wikipedia

Cortesia de Architexx   Cortesia de Architexx

Inspirado no ensaio de Despina Stratigako intitulado "Unforgetting Women Architects: From the Pritzker to Wikipedia", o ArchiteXX lançou o #wikiD, um evento global que coincidirá com o Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março. Com o slogan "Women. Wikipedia. Design", #wikiD convida as pessoas a "inscreverem na Wikipedia mulheres designers, arquitetas e todas aquelas envolvidas na criação de nosso ambiente."

Saiba mais sobre o evento e como participar, a seguir.

"Percebemos que é hora de agir", disse Lori A. Brown, professora associada da Syracuse University School of Architecture e uma das organizadoras do evento, "após... a experiência de uma amiga que estava lutando linguisticamente contra os responsáveis pela edição da Wikipedia, que estavam fazendo de tudo para deletar as mulheres de algumas seções de ativismo..."

O ocorrido, juntamente com o desastre do caso Pritzker / Scott Brown e a face ainda predominantemente masculina da profissão, levou o Architexx a tentar corrigir esse desequilíbrio através da iniciativa #wikiD, que receberá inscrições na Wikipedia de todas as partes do mundo.

Dada a escala da tarefa em questão, está previsto que o evento de 8 de março seja o primeiro de uma série de eventos anuais. Escritores são incentivados a promover "encontros wiki", devendo se certificar de citar as informações e imagens usadas em seus posts. O Architexx publicou uma lista de inscrição para organizar os posts e evitar duplicações, com mais informações sobre as publicações na Wikipedia em sua página oficial.

 

Fonte:Arcilla, Patricia. "#wikiD: Ajude o ArchiteXX a inscrever arquitetas na Wikipedia" [#wikiD: Help ArchiteXX Add Women Architects to Wikipedia] 26 Feb 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 26 Fev 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/762899/number-wikid-ajude-o-architexx-a-inscrever-arquitetas-na-wikipedia

Um Litro de Luz: iluminação através de garrafas recicladas

Há algum tempo, falamos sobre as garrafas que iluminam. Mais recentemente, a organização sem fins lucrativos Litro de Luz - com sede na Colômbia - compartilhou conosco seu projeto de iluminação que consiste em levar luz natural a locais com poucos recursos através de garrafas Pet recicladas.

Cortesia deLitro de Luz®

Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=CaxRCJLi7Sw

 

Esse projeto de inovação social, que trabalha lado a lado com A Liter Of Light (Filipinas), tem como objetivo levar luz aos lugares menos favorecidos e melhorar a qualidade de vida nas comunidades mais vulneráveis do mundo.

Saiba mais sobre esse interessante projeto de iluminação, a seguir.

O que são as garrafas ou Litros de Luz?
Litro de Luz é um projeto que tem como objetivo iluminar lugares menos favorecidos com luz natural de modo sustentável através de garrafas Pet recicladas.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®     Cortesia deLitro de Luz®

Onde surgiu essa iniciativa?
Esse projeto foi desenvolvido pelo MIT e se baseia nos princípios de Tecnologias Apropriadas, "um conceito que proporciona tecnologia simples e facilmente replicável para atender as necessidades básicas das comunidades em desenvolvimento" O projeto Litro de Luz foi premiado pelas Nações Unidas na última convenção de Mudança Climática em Durban (África do Sul) e já foi implementada em 16 países. A Colômbia foi pioneira na América Latina em executar esse projeto, sendo a segunda sede internacional do projeto.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®     Cortesia deLitro de Luz®

O país que registra a maior quantidade de instalações de Garrafas de Luz são as Filipinas, com mais de 30 mil garrafas instaladas até o momento.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®     Cortesia deLitro de Luz®

Qual é seu discurso?
Litro de Luz é um projeto de inovação social que propõe uma alternativa de iluminação natural, ecológica e sustentável em lugares vulneráveis.

Além de ter um impacto imediato, sua implementação é simples, sendo necessário, quando instalada em telha metálica, apenas uma garrafa Pet de 1,5 litros, uma chapa de 22cm x 25cm do mesmo material da cobertura, água, cloro e cola. Sua instalação requer o uso de uma rebitadeira, uma pistola de cola e uma serra para abrir o orifício na cobertura. Estima-se que a vida útil de cada Litro de Luz é de aproximadamente 8 anos.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®       Cortesia deLitro de Luz®

Entre os impactos sociais do projeto, vale destacar a redução da violência familiar e do abuso sexual que, segundo estudos do Instituto do Bem Estar Familiar na Colômbia, aumentam em lugares escuros.

Além disso, dependendo das condições climáticas, a iluminação proporcionada pelas garrafas melhora a qualidade dos espaços de estudo para crianças e adolescentes, permitindo a realização de tarefas escolares, por exemplo.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®    Cortesia deLitro de Luz®

Do ponto de vista econômico, as famílias beneficiadas perceberam uma diminuição de até 40% na conta de energia elétrica no mês seguinte à instalação das garrafas.

Em relação aos benefícios ambientais, o impacto é duplo, pois a substituição de uma lâmpada por uma garrada Pet evita a emissão anual de 200kg de CO2 na atmosfera. Além disso, aumenta-se a vida útil das lâmpadas tradicionais, já que a frequência com que são acionadas é menor.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®          Cortesia deLitro de Luz®

Com quem trabalham?
Em torno do projeto foi articulado um Ecossistema Social em que cada ator tem um papel específico e trabalha para consolidar o objetivo geral. Para chegar à maior quantidade de lugares, deve-se compartilhar a meta com governos locais, universidades, outras ONGs, a sociedade civil, parceiros privados, comunidades e outros agentes.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!

Cortesia deLitro de Luz®      Cortesia deLitro de Luz®

Assim, a organização se alinhou à agência presidencial ANSPE e à estratégia UNIDOS, que determinou uma série de objetivos, dos quais Litro de Luz® apoia o 33°: "a habitação deve contar com iluminação e ventilação natural e privacidade."

Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®
Cortesia deLitro de Luz®

 

Fonte:Yávar, Javiera. "Um Litro de Luz: iluminação através de garrafas recicladas" [Un Litro de Luz: iluminación autosostenible con botellas recicladas] 25 Feb 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado26 Fev 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/762680/um-litro-de-luz-iluminacao-atraves-de-garrafas-recicladas

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan