Vista do Hotel Nacional. Fotografia de Guilherme de Sá. Image Cortesia de Fórum Rio Academy
Um convite que tem se tornado comum em diferentes encontros de arquitetura e urbanismo, é para se pensar as cidades de maneira orgânica, para projetá-las em sentido amplo e transversal, não abordando os seus componentes isoladamente. Este é também o convite formulado pelo Rio Academy, que estreia com o Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo de 20 a 26 de julho próximo, no MAM Rio. Pensar nossas cidades hoje, buscando futuros de convivência saudável.
O Rio Academy apresenta-se como um fórum favorecedor da observação, do aprendizado e da produção contextualizada dos frutos do conhecimento e da experiência compartilhadas. Propõe a reflexão sobre o passado e a projeção do aprendizado resultante para o aprimoramento do nosso presente e do futuro. Constitui-se deste modo como parceiro importante da desejável busca da sustentabilidade nas grandes cidades.
O que desejamos para nosso futuro, para o futuro de nossas cidades, não é de forma alguma trivial. Esta formulação requer espaços para reflexão como o que o Rio Academy traz, sobretudo quando nossa experiência e o presente turbulento nos impõe uma guinada em nossos modos tradicionais de pensar e de fazer.
O Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo do Rio Academy inicia-se com um ciclo de dois dias de Conferências, reunindo um time de especialistas mundialmente conhecidos, que virão compartilhar seu trabalho e sua perspectiva conquistada com a experiência de trabalho. Dentre eles teremos nosso Pritzker Paulo Mendes da Rocha;Reinier de Graaf (Holanda; OMA); Bjarke Ingels (Dinamarca; BIG); Alejandro Aravena(Chile; Elemental), Giancarlo Mazzanti (Colômbia) e Carolina Bueno (Brasil; Triptyque).
Após o ciclo de Conferências, de 22 a 26 de julho, Workshops tratarão de cinco temas cruciais para a Cidade do Rio de Janeiro, norteados pelo tema geral O Futuro das Grandes Cidades em Países Emergentes. São eles Patrimônio Arquitetônico, Urbanismo Espontâneo, Soluções Efêmeras, Mobilidade Urbana e Desigualdade social. Os inscritos nesses workshops serão inspirados por Talks de ninguém menos que Washington Fajardo; Pedro Évora e Pedro Rivera, do RUA Arquitetos; Jorge Jáuregui; Clóvis Cunha e Studio Schwitalla; e Marcello Dantas. Terão seus trabalhos coordenados por acadêmicos e uma equipe de monitores, garantindo sua produção de qualidade.
O conjunto de Talks se encerra com o Flesh Beck Crew, coletivo de artistas que emprestam sua arte a muros e fachadas de prédios, num trabalho de placemaking criativo e versátil. Esta será uma oportunidade para refletirmos sobre o papel da arte na resiliência das cidades grandes, hoje endurecidas pelo cenário cinzento do concreto e da poluição.
O produto dos workshops será objeto de avaliação de um juri, que selecionará os melhores trabalhos para serem entregues à cidade do Rio de Janeiro pelos seus 450 anos. Um presente para o Rio!
A relevância do Rio Academy levou a Prefeitura do Rio de Janeiro, através do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, a manifestar oficialmente seu apoio integral e seu interesse em estimular, divulgar e participar das discussões proporcionadas pelo evento.
Fórum Internacional de Arquitetura e Urbanismo: 20 a 26 de Julho
MAM: Av. Infante Dom Henrique 85, Parque do Flamengo / 20021-140 Rio de Janeiro, RJ
Organização: Rio Academy / Tatac
Contato Imprensa: info@rio.academy / +55 (21) 97651 4826 / Letícia Mattos
Web: rio.academy
Facebook: facebook.com/rioacademy2015
Inscrições através do site - 2º lote até dia 20 de maio
Fonte:"Fórum Rio Academy: Projetar a cidade e não uma construção" 11 May 2015. ArchDaily Brasil. Acessado11 Mai 2015. http://www.archdaily.com.br/br/766663/forum-rio-academy-projetar-a-cidade-e-nao-uma-construcao
0 comentários:
Postar um comentário