Sobre o IAB - Departamento Tocantins

A História do Instituto de Arquiteto do Brasil - Departamento  Tocantins, remonta à construção da cidade de Palmas. Em 1991, “o gesto autônomo do colega Edison Eloy de Souza em sensibilizar a direção nacional do IAB-DN, em nome de poucos arquitetos migrantes que aqui estavam, resultou-lhe a outorga do direito oficial em presidir uma comissão de instalação do IAB, no estado do Tocantins. Ético e determinado assim o fez, promoveu reuniões, organizou número suficiente de colegas e apresentou aos seus pares um estatuto mínimo capaz de estabelecer a ordem comportamental àqueles que, doravante iriam emprestar com responsabilidade, seus préstimos à nossa entidade. Nascia ali, como a construção da cidade, o lugar dos arquitetos, para se criar também um lugar para a arquitetura[i].
E assim, na data de 04 de dezembro de 1991 é fundado o IAB-TO. Desde então, o IAB-TO tem-se feito presente em todos os momentos em que se discute o desenvolvimento urbano e uma arquitetura sustentável em nosso Estado, sendo referência aos demais departamentos do IAB no cenário nacional, através da promoção de eventos, concursos, exposições, cursos e palestras de aperfeiçoamento, e na composição de comissões e câmaras de diversas entidades ligadas à profissão como forma de promover a qualidade profissional do Arquiteto e Urbanista. 
Iniciativas como a promoção do concurso de idéias para a sede do Conselho Regional de Medicina do Estado do Tocantins - CRM-TO; do Prêmio IAB-TO, que reconheceu a produção local de edifícios particulares e institucionais; de exposições e cursos, que colaboram na divulgação e atualização profissional da categoria no Estado do Tocantins; do reconhecimento do profissional mediante a valorização da classe junto aos órgãos públicos e às empresas do Tocantins; na colaboração com o Ministério Público do Estado do Tocantins na elaboração da Cartilha de Acessibilidade e, mais recentemente, na elaboração da Cartilha  Cidade Sustentável – Bem Estar para todos .
Numa iniciativa inédita no cenário nacional, desde 2007 o IAB-TO tem firmado convênios com diversas empresas do Estado do Tocantins como forma de fortalecer o seu caráter institucional e cultural e de valorização dos mais de 200 arquitetos e urbanistas e estudantes associados.
Hoje, com a criação recente de nosso Conselho de Arquitetura e Urbanismo - CAU, do qual lutamos arduamente em conjunto com os demais departamentos do IAB em todo o território nacional, para que  viesse a se tornar realidade, assumimos o compromisso ético e moral de ajudarmos em sua implantação em nosso estado, atendendo assim, um grande anseio de todos os Arquitetos e Urbanistas, de ter um Conselho próprio, transparente, compromissado com a função social da Arquitetura e Urbanismo e que atenda aos interesses de valorizar os profissionais e a Arquitetura e Urbanismo , promovendo o necessário diálogo com a sociedade e a categoria profissional em um universo institucional único.
Faça parte desta história, associe-se ao IAB-TO!

Diretoria IAB Tocantins
Gestão 2010-2011


[i] Trecho do discurso do Arq. e Urb. Pedro Lopes Júnior, primeiro presidente do IAB-TO, biênio 1992-1993
 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan