Comemorações ocorrerão dia 06/10/14, em todo mundo, pela qualidade de vida da população urbana
“Cidades saudáveis, cidades felizes” é o tema escolhido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) para o Dia Mundial da Arquitetura, que se comemora em 06 de outubro.
O objetivo da UIA é destacar o papel dos arquitetos e da arquitetura na vitalidade urbana e bem-estar da população.
Duas amplas questões são colocadas para reflexão.
Primeira: como os arquitetos podem projetar e construir espaços, equipamentos, habitação e paisagens urbanas “saudáveis”, que permitam o desenvolvimento, a saúde e a qualidade de vida dos moradores da cidade?
Segunda: por que meios os arquitetos podem intervir para sustentar as cidades, para infundir-lhes energia para garantir a sua viabilidade, para tratar distúrbios de antecipar e prevenir a sua degradação, para apoiar o seu crescimento saudável?
O tema do Dia Mundial da Arquitectura 2014 também é parte do compromisso global firmado entre a UIA e instituições internacionais que estão empenhadas em salvar o planeta, a qualidade do ar, da água, do solo e todos os elementos que contribuem assentamentos humanos de saúde.
No 25º. Congresso Mundial de Arquitetos, realizado em Durban (África do Sul), em agosto, a organização divulgou um documento em que destaca o papel do arquiteto e suas responsabilidades na concepção de um ambinete construído sustentável, “através de uma prática profissional virtuosa em particular nas áreas de energia, implementação e materiais”. O documento, “Declaração de Deveres 2050” busca o compromisso da entidade e seus parceiros na redução progressiva das emissões de CO2 e de combustíveis fosseis até 2050, por meio de projetos inovadores e de construções socialmente responsáveis.
Conheça a integra da “Declaração de deveres 2050’, do qual o CAU/BR é um dos signatários.
0 comentários:
Postar um comentário