Chamada pública trouxe projetos para uma obra pública
Foram divulgados os projetos ganhadores do Concurso de Ideias de Arquitetura que pretende revitalizar a Praça Feira-Mar (Praça Romildo Gonçalves Pereira), em Antonina, no litoral do estado. A sessão solene para a revelação do resultado foi realizada na noite desta sexta-feira (dia 1º) na Sala João Batista Vilanova Artigas – o auditório da sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR), em Curitiba.
Promovido pela Associação de Defesa do Meio Ambiente de Antonina (ADEMADAN) e viabilizado pelo Edital de Chamada Pública de Apoio Institucional do CAU/PR, o certame recebeu 32 propostas realizadas por arquitetos e urbanistas de diferentes regiões do país – individualmente ou em grupo – com memorial descritivo ou texto explicativo, plantas, croquis e perspectivas do projeto.
“A arquitetura é um trabalho intelectual que deve ser contratado pelo critério de qualidade e a maneira mais democrática de realizar esse processo é o concurso público. Por isso, para o CAU/PR foi muito importante patrocinar este certame”, afirmou o presidente do Conselho, Jeferson Dantas Navolar.
Já a diretora técnico-científica da ADEMADAN, Eliane Beê Boldrini, ressaltou a atuação dos arquitetos e urbanistas no planejamento urbano. ” O centro histórico de Antonina é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Praça Feira-Mar está dentro de uma unidade de conservação. A experiência do concurso foi fantástica e os moradores conseguiram perceber a importância desses profissionais para a cidade, que apresentaram soluções com cuidados inclusive para a questão da sustentabilidade do local”.
Fonte e informativo completo: http://www.caubr.gov.br/?p=57754
0 comentários:
Postar um comentário