Proposta do Sidonio Porto Arquitetos Associados é escolhida para parques em Águas Claras, no Distrito Federal

Escritório paulista concorreu com mais de 50 projetos de todo o País

Gabrielle Vaz, do Portal PINIweb                                                        SLIDE SHOW  http://www.au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=18014
Na última sexta-feira (21), a comissão julgadora se reuniu no Brasília Palace Hotel, em Brasília, para escolher o escritório Sidonio Porto Arquitetos Associados como o vencedor do Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura e Paisagismo para os Parques Central e Sul de Águas Claras, no Distrito Federal. Os arquitetos paulistas, representados por Lucia Toffolo de Macedo Porto, concorreram com mais de 50 propostas de todo o País.
O projeto deveria atender critérios arquitetônicos, urbanísticos, ambientais e paisagísticos, propiciando interação social, atividades e eventos culturais esportivos e infraestrutura adequada para a realização de comércio de pequeno porte.
O júri destacou na proposta ganhadora o desenho marcante e estruturador dos espaços, além de conduzir a uma sintonia com traçado urbano. “O partido para os Parques Central e Sul de Águas Claras é definido prioritariamente, pela via destinada a pedestres e ciclistas, a qual liga a Estação A. Claras do Metrô, a oeste, ao Parque Ecológico A. Claras, ao norte, e ainda, a mesma estação ao Parque Sul através de duas alamedas”, explica o memorial descritivo do projeto.
O Parque Central é composto por sete áreas: Área 1, que abriga o Horto Botânico; Área 2, onde está localizada a pista de skate; Área 3, que é a principal do parque concentrando as atividades com maior demanda de público e o conjunto administrativo, a biblioteca e o teatro de arena; Área 4, onde fica a Praça dos Arcos, destinado ao encontro de pessoas; Área 5, onde está localizada a “Unidade de Recuperação e Soltura da Avifauna do Cerrado”; Área 6, que concentra o circuito de ginástica inclusiva, as quadras esportivas, lanchonete e uma pista de bicicletas; e a Área 7, rodeada pelo bosque florestal, contém estacionamento, equipamentos para idosos e espaço pet.
Já o Parque Sul é composto por pistas para pedestres e ciclistas separadas por uma faixa verde de largura variável, pistas de patinação e quadra de vôlei de areia. Do eixo partem os acessos que conduzem aos espaços de estar.
"Os edifícios que comporão o programa de necessidades foram pensados para fazer um contraponto com as áreas verdes e de lazer por sua geometria e pelo contraste formal com o entorno arquitetônico local", explicam os arquitetos. Todos serão construídos com painéis pré-moldados.

Fonte e informativo completo: http://www.au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=18014

1 comentários:

CGIFurniture on 13 de maio de 2019 às 02:35 disse...

Awesome article!

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan