Cesumar monta Museu Histórico no campus

Casa construída em 1953 está sendo reerguida para servir de museumuseu_cesumar
Com a intenção de preservar a história da cidade e as características das moradias dos colonizadores, o Cesumar está investindo na restauração de uma casa construída no ano de 1953 no Maringá Velho. A casa, que foi adquirida pela instituição, está sendo remontada no campus e vai funcionar como Museu Histórico de Maringá.
O projeto nasceu no ano passado no curso de Arquitetura e Urbanismo, como parte de uma atividade ministrada pelo professor Igor Botelho Valquez, da disciplina "Técnicas Retrospectivas", que ensina aos alunos trabalharem com restauração.
"O propósito era realizar a restauração de alguma obra antiga e surgiu a idéia de encontrar a casa de um pioneiro. Fizemos uma busca pela cidade a acabamos chegando à casa do senhor Shozo Arai, na rua Guarani, no Maringá Velho. O Cesumar então comprou essa casa e nós iniciamos um vasto trabalho de demarcação das peças para que ela fosse reconstruída nos mesmos moldes em que se encontrava", conta o professor responsável pelo projeto.
De acordo com Valquez, os alunos fizeram um trabalho minucioso, medindo cômodo por cômodo e marcando o madeiramento das paredes, forro e chão para que as tábuas fossem colocadas exatamente na mesma posição. Outro cuidado foi a raspagem das camadas de tinta para que se chegasse à cor original dos primeiros anos de construção."O trabalho de restauração exige todo esse tipo de cuidado", observou o professor.
Para o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Cesumar, Antônio Miranda, "o trabalho que está sendo realizado para esse museu é de muita importância para o curso de arquitetura porque entra em consonância com a disciplina de revitalização de espaços e obras".  "A gente já está perdendo os aspectos originais da cidade e com esse projeto estamos trazendo para dentro do mundo acadêmico uma preocupação com o nosso patrimônio histórico. É um trabalho só vem somar aos alunos um grande conhecimento", analisou.
Ao lado do Museu será construído um prédio com laboratório da disciplina de restauração e um auditório para aulas, palestras e projeção de filmes. A previsão é que a construção esteja pronta até o final de setembro e, assim que receber os móveis, será aberta à visitação.
A casa será mobiliada com peças antigas. A instituição já possui algumas e as pessoas que tiverem móveis da época podem doar, ligando para o curso de Arquitetura. O telefone para contato é (44) 3027-6360, ramal 180.

Fonte: http://www.cesumar.br/imprensa/noticia.php?idNoticia=592

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan