Retrofit de iluminação e ganhos de eficiência

 

Retrofit é o termo usado para designar um processo de remodelação ou de modernização. Na “Wikipédia”, fala-se ainda em adaptação tecnológica, ou em revitalizar e atualizar construções. Enfim, o termo é de uso corrente na engenharia e arquitetura e especificamente na Iluminação. O retrofit extrapola o sentido de reforma, pois não é apenas uma restauração ou um retorno ao estado original de um edifício no início de sua vida útil. Ele propõe novas soluções que podem mudar totalmente as características originais. Antigos centros metropolitanos como o Rio de Janeiro e São Paulo apresentam oportunidades interessantes ao desenvolvimento desta técnica.

retrofit

O retrofit de iluminação pode ser uma simples substituição de lâmpadas com a finalidade de tornar o sistema existente mais eficiente (aumento do nível de iluminação, com menor consumo de energia). Neste caso, não se mudam as luminárias. Em geral, a qualidade do sistema de iluminação está relacionado não tanto com a lâmpada que está sendo usada, mas muito mais com a luminária e o posicionamento da mesma. Sendo assim, este retrofit mais simples não atua na melhoria da qualidade.

Um segundo tipo de retrofit que pode ser feito seria a substituição de luminárias por modelos mais eficientes e o reposicionamento das mesmas. Este estudo deverá partir de premissas relacionadas ao atual uso do espaço. Com o passar dos anos, os edifícios mudam seus layouts e mudam até mesmo o tipo de atividade desenvolvida no local. Existe uma grande rotatividade de empresas nos centros urbanos. A globalização levou as empresas a se movimentarem pelo mundo em um curto espaço de tempo e as atividades por elas exercidas mudam o tempo todo. Os edifícios comerciais precisam então estar preparados para estas mudanças. A iluminação precisa ser dinâmica e também eficiente.

Ana Cristina Alvarez

Ana Cristina Alvarez é Arquiteta com mestrado em conforto ambiental

Fonte e reportagem completa: http://www.portallumiere.com.br/ver_artigo.php?id=221

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan