Energia e Arquitetura: A Importância dos padrões de consumo e produção da sociedade frente ao desafio da sustentabilidade

 
 Quando buscamos estabelecer algum tipo de correlação entre a vida nas cidades e o impacto das atividades urbanas sobre o meio ambiente, nos confrontamos com a questão do equilíbrio entre os níveis de produção e de consumo dos cidadãos que habitam as cidades. Independente de considerações sobre o modelo de crescimento dessas cidades, questões relacionadas aos padrões de consumo e de produção da sociedade definem possibilidades para o desenvolvimento sustentável.

A arquitetura, como outros bens produzidos para a sociedade, é desenvolvida para atender aos desejos dessa sociedade, às demandas por ela geradas, às necessidades dos vários grupos humanos e para isso, estabelece padrões de consumo de energia, de materiais, de tecnologias, de utensílios, etc. nas edificações.

Considerando o estudo sobre as possibilidades para alcançar a sustentabilidade das cidades e a partir da visão da arquitetura e urbanismo como temas que não podem ser tratados de forma dissociada, esse trabalho vem,  apresentar os resultados de uma pesquisa cujo objetivo principal foi identificar critérios para a produção de uma arquitetura sustentável que contribua para a superação da crise social.



SOUZA, M.A.S.S. Energia e Arquitetura: A Importância dos padrões de consumo e produção da sociedade frente ao desafio da sustentabilidade. In: CONFERENCIA LATINO-AMERICANA DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL,1., ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 10., 2004, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.l.], 2004. 12 p.


pixel



0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan