Alan Russel
A Associação dos Artistas Visuais do Tocantins (Avisto) realiza nesta segunda-feira, 09, o projeto Palmas Contemporânea. O projeto que foi contemplado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – Promic 2014, da Prefeitura Municipal, por intermédio da Fundação Cultural de Palmas. O objetivo é retratar Palmas com diferentes olhares artísticos e democratizar o acesso as artes visuais.
Na primeira etapa do projeto, os artistas Ciro, Costa Andrade, Mahau e Sérgio Lobo, percorreram os principais pontos da cidade, retratando a visão que os mesmos tinham de cada um desses espaços. A Feira da 304 Sul, assim como a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar foram retratados de modo a fazer referência aos pintores Cubistas (movimento artístico influente do século passado, caracterizado pelas imagens de pessoas, objetos domésticos e lugares, com pinturas achatadas que eliminavam a sensação de tridimensionalidade e que faziam uso constante de colagens).
Cada artistas elaborou três obras distintas. Nesta segunda etapa o grupo fará o registro fotográfico das 12 obras inéditas produzidas durante o projeto para compor um catálogo. Para democratizar o acesso as artes visuais, as obras resultantes do projeto Palmas Contemporâneas serão expostas na segunda quinzena de julho e seguem até a segunda quinzena de agosto. O público, especialmente os estudantes, terá oportunidade de conversar livremente com os artistas.
Não há registrado um coletivo em Palmas que tenha retratado desta maneira uma cidade que carrega a pluralidade na sua cultura. É nesta direção que a Avisto colabora para o processo de construção da identidade cultural da Capital e do fortalecimento da produção das artes visuais no Estado.
Breve Biografias dos Artistas
CIRO
Graduado em Jornalismo e Direito, Ciro é desenhista, ilustrador, caricaturista, artista plástico e escritor. Trabalha como redator e ilustrador publicitário. Nasceu em São Luís do Maranhão. Mora em Palmas do Tocantins há 14 anos. Já realizou 5 exposições individuais (2008, 2009, 2010 e 2013) e 4 coletivas (2013).
COSTA ANDRADE
Costa Andrade é Formado em Comunicação Social pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília – CEUB/1981. Artista Visual autodidata, a partir dos 13 anos desenhava e pintava, em Brasília participando do movimento artístico local. A partir da sua vinda para o Estado do Tocantins vem atuando ativamente para o crescimento e fortalecimento das Artes Visuais.
SÉRGIO LOBO
Atual presidente da Associação dos Artistas Visuais do Tocantins (Avisto). Fez curso de Escultura no Espaço Cultural de Palmas com a Prof.ª Sandra Oliveira. Atualmente trabalha com pesquisas de obras figurativas e abstratas. Já realizou 5 exposições coletivas (2011, 2012 e 2013) e 3 individuais(2013).
MAHAU
Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins participou de Curso de Extensão no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand – MASP em 2009 – Ano da França no Brasil. Participou do curso Introdutório à História da Arte a partir da coleção do MASP ampliou sua formação enquanto artista. Integrou 22 exposições individuais e coletivas de 2004 à 2014.
0 comentários:
Postar um comentário