ENTRE AS ESTRATÉGIAS PARA GANHAR VISIBILIDADE E FECHAR BONS CONTRATOS, ARQUITETOS APONTAM A IMPORTÂNCIA DE SOCIALIZAR COM POTENCIAIS CLIENTES E PARTICIPAR DE CONCURSOS
Profissionais de renomados escritórios nacionais e estrangeiros de arquitetura compartilham, aqui, suas experiências e dão dicas a jovens arquitetos sobre como abrir uma empresa e obter sucesso.
Há muitas questões a serem consideradas, mas, segundo Mark Cavagnero, que abriu o escritórioMark Cavagnero Associates Architects há 19 anos, em San Francisco (EUA), a mais importante e pouco comentada é: como ser contratado? Para ele, que falou ao portal Architizer, não se trata apenas de iniciar seu negócio, mas de como efetivamente sobreviver com ele.
No Brasil, segundo Rodrigo Marcondes Ferraz, titular do estúdio FGMF Arquitetos, abrir um escritório de arquitetura é muito simples. “Você pode começar, após formado, com apenas um computador e um telefone dentro de casa. Do ponto de vista fiscal é possível emitir recibos de autônomo e a situação está resolvida”, explica. Porém, fazer com que ele cresça, trabalhe em projetos de maior escala e tenha reconhecimento dos pares e do mercado é algo mais complicado.
Marcondes Ferraz cita, como passos em direção ao equilíbrio financeiro e ao sucesso, a formação constante da equipe, especialização do escritório, busca pela originalidade nos projetos, criatividade e profissionalismo ao lidar com questões técnicas, e participação em concursos. "Tente se envolver com os órgãos de classe, encontre seus colegas, veja o que está acontecendo do lado de fora do seu escritório e, por fim, seja curioso sempre", destaca.
Para os arquitetos do ateliê franco-brasileiro Triptyque, abrir um escritório é “um grande salto no escuro”, ato que deve ser considerado, de preferência, na vitalidade avassaladora da juventude ou somente após conquistar experiência suficiente para conhecer - e convencer - um mercado conservador por natureza.
Eles aconselham que, primeiramente, o arquiteto tome consciência da sua nulidade como administrador de empresa e, em seguida, insista na correção desse problema. Além disso, mostrar capacidade de adaptação e persuasão sem perder o foco e ter otimismo são características essenciais para chegar ao sucesso.
Confira as principais dicas:
1. Quem é você?
Antes de começar a produzir releases e prospectar clientes, a primeira coisa a ser feita é determinar o que você quer ser quando crescer. Acreditar no seu trabalho e encontrar sua verdadeira paixão é a chave para comunicar bem as suas ideias a outras pessoas.
2. Socialize com os clientes que você quer ter
Liderar um escritório significa estar sempre trabalhando. Não há separação entre vida social e profissional. A qualquer momento você pode estar em uma conversa com um potencial cliente. Porém, não force a barra, seja você mesmo e ele perceberá isso.
3. Descubra o que sua cidade oferece para as empresas locais
Na cidade norte-americana de San Francisco, por exemplo, é possível se registrar como uma empresa de negócio local e, com isso, integrar uma lista que permitirá contato com o governo e escritórios já estabelecidos.
4. Peça conselhos
Ligue para profissionais que você admira. Na conversa, apresente-se e pergunte sobre a possibilidade de saber mais sobre as experiências e desafios enfrentados por eles.
5. Planeje orçamento para marketing e desenvolvimento de negócios
Fazer marketing em um escritório pequeno pode parecer luxo para algumas pessoas. Porém, divulgar sua marca é essencial. Aproveite que você é treinado para solucionar problemas com criatividade e coloque isso no marketing também.
6. Considere um pro bono ou baixos honorários - para o projeto certo
Se tiver chance, trabalhe voluntariamente ou junte-se a algum profissional ou equipe em um projeto com baixos honorários. Mas escolha um que você acredite e que terá bastante visibilidade.
7. Participe de concursos
Envie desenhos e renders para competições. Mesmo que que você não vença o concurso ou que seu projeto não seja construído, é uma boa oportunidade de ficar conhecido.
8. Invista em boas fotografias
Para ser publicado na mídia impressa ou na web, você precisa ter fotos de alta qualidade. Para isso, o ideal é encontrar um fotógrafo que compreenda a sua visão. Assim, os bons projetos são exaltados e os mais modestos acabam sendo valorizados.
9. A internet é sua amiga
Com a diminuição da mídia impressa, será mais difícil publicar em revistas. Porém, todas elas têm edições online. Relacione-se com os editores dessas publicações. Quanto mais projetos forem publicados na internet, mais facilmente você será encontrado por palavras-chave nos sites de busca.
10.Trate seus pequenos projetos como se fossem maiores
Fale sobre qualquer projeto que você tenha trabalhado usando palavras que o valorizem e jamais subestime seus conhecimentos. Você é dono de cada projeto em que você trabalhou, não importa o tamanho.
11. Associe-se a grandes escritórios para participar de projetos de destaque
Como um escritório iniciante, você não terá capacidade de lidar com comissões altas. Mas você pode se associar a empresas acostumadas com elas. Deixe elas saberem de seu interesse. Iniciar com uma pequena parte de um grande projeto pode levar a conquistas maiores no futuro.
12. Leve a sério as oportunidades excêntricas
Por mais estranhas que possam parecer, elas podem gerar projetos interessantes e gerar visibilidade.
13. Relacione-se com toda a indústria, não só com os arquitetos
Não ignore um fornecedor ou fabricante de móveis em um evento, só porque ele não é um designer. Eles têm informações valiosas que podem lhe ajudar a conquistar clientes. Por isso, relacione-se com pessoas que estão olhando para o mesmo tipo de trabalho que você, mas de um ângulo completamente diferente.
14. Seja publicado em lugares que os clientes irão ver
Lembre-se: suas revistas favoritas nem sempre são as mesmas que as dos seus potenciais clientes. É bom ser reconhecido pelos colegas de profissão, mas não se esqueça dos interesses de seus clientes - também procure publicações de negócios e comportamento influentes em sua região.
15. Interaja com grupos interessados em reformas
Praticamente todos os lugares em que pais jovens estão reunidos – parquinhos, churrascos, festa de aniversários etc. - são bons para prospectar clientes. Se você tiver filhos, então, melhor ainda. As reformas e construções de casas unifamiliares, geralmente, são conseguidas por meio da escola e dos pais dos alunos.
Publicada originalmente em ARCOweb em 05 de Novembro de 2014
Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/15-dicas-iniciar-escritorio-arquitetura-sucesso
1 comentários:
Ótimas dicas... vou colocar algumas em prática... Parabéns pela iniciativa.
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