Barreira ecológica ajudará na preservação de rio em Porto Alegre
Autor: iabtocantins
| Publicado em: sábado, abril 09, 2016 |
Marcadores:
Artigos,
Informativos
Essa semana a prefeitura de Porto Alegre inaugurou uma barreira ecológica no Arroio Dilúvio, com o objetivo de ajudar na preservação de um dos maiores bens naturais de Porto Alegre: o Lago Guaíba. A Ecobarreira atravessa o Arroio Dilúvio de um lado a outro, com aproximadamente 40 metros, e uma gaiola (armadilha) que deve ser içada trazendo os resíduos para a superfície. O objetivo da obra é impedir a chegada dos sólidos flutuantes do Arroio Dilúvio ao lago Guaíba, retirá-los do local e assim reduzir a quantidade dos mesmos que, por ação da corrente e dos ventos do Guaíba, depositam-se nas suas margens.
A barreira ecológica é composta por ilhas flutuantes, que ajudam na limpeza da água, e por uma espécie de grade, que irá conter resíduos sólidos até 20 centímetros de profundidade. Depois de coletado, o lixo é recolhido pelo DMLU.
A partir de agora, terão início os testes operacionais para alinhar o funcionamento da barreira. A barreira ecológica deverá operar por um máximo de cinco anos, conforme acordo previsto entre a Prefeitura de Porto Alegre e a empresa Safeweb, criadora do projeto. Ao fim do primeiro ano de funcionamento, no qual ocorrerão ajustes operacionais, a municipalidade optará por desativar a obra, ou mantê-la em operação até o fim do quinto ano, caso julgue-a adequada.
Fonte e artigo completo: http://sustentarqui.com.br/urbanismo-paisagismo/barreira-ecologica-em-porto-alegre/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário