Vernizes, stains impregnantes e tingidores são as principais opções do mercado. Mas para definir o produto a ser usado é importante analisar as características do ambiente
Redação AECweb / e-Construmarket
Entre as principais soluções que preservam a madeira estão vernizes, stains impregnantes e tingidores (Chutima Chaochaiya/shutterstock.com)
O tratamento da madeira é algo fundamental na construção civil para evitar que o elemento apodreça ou seja contaminado por microrganismos. “A proteção evita ataques de fungos e insetos”, afirma Vilnei Schreiber, gerente do Laboratório de Tintas da Montana Química.
Entre as principais soluções que preservam o material estão vernizes, stains impregnantes e tingidores. “Os compostos à base de água se destacam pelo apelo ecológico”, complementa Marcelo Cenacchi, diretor Geral da Sayerlack. Além de serem ambientalmente mais corretos, esses produtos já apresentam a mesma durabilidade daqueles que têm solventes na composição, que é o caso das tradicionais tintas a óleo. A alternativa apresenta ainda outros benefícios, como a secagem rápida, desempenho elevado e baixo odor.
O tratamento da madeira, quando feito adequadamente, colabora também para elevar a vida útil dos elementos que utilizam a matéria-prima, como decks e portas externas. Os stains impregnantes penetram nas peças sem formar camadas de filme e podem ser usados para manter a cor natural da madeira, ou então preparar a superfície para receber tingimento. A opção de tratamento depende de fatores como características do ambiente, tipo de uso e aspecto final. Por isso, é preciso conhecer as alternativas disponíveis no mercado para que o correto procedimento de proteção seja executado.
Fonte e artigo completo: http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/tratamento-de-madeira-aumenta-vida-util-do-material_13260_10_0
0 comentários:
Postar um comentário