A Escola da Cidade promove, de 14 a 30 de maio, o Global Architecture São Paulo (GASP 2015), um programa internacional de estudo multidisciplinar de projeto, com duração de três semanas.
Este projeto capacita os alunos a desenvolverem e articularem, de forma dinâmica, questões de pensamento arquitetônico e urbano, através de pesquisas de representação dentro de uma megalópole com diversas anomalias urbanas.
O tema de trabalho é o Minhocão e os estudantes serão inspirados a aproveitar diversas abordagens das ciências, humanidades e outras disciplinas para desenvolver estimulantes e inesperados projetos de arquitetura para o local.
O estúdio de projeto percorrerá a estrutura, seus usos arquitetônicos mistos, os contextos existentes e seu sentido urbano para desenvolver projetos e atividades que possam incentivar o uso público e potencializar a convivência das múltiplas atividades: jogos, piqueniques, festas de aniversário, projeções de cinema, teatro, fábricas, entre outros.
Através de uma investigação detalhada do contexto, os alunos, divididos em grupos, apresentarão propostas para o Minhocão de forma a produzirem reflexões arquitetônicas, urbanas, históricas e análises técnicas que permitam examinar a grande estrutura existente e seus arredores, respondendo aos problemas urbanos e às necessidades de um grande espaço público urbano que acomode usos públicos e atividades alinhadas à escala urbana do entorno.
Incluído ao programa, há uma série de palestras teóricas, ministradas por arquitetos, urbanistas e profissionais ligados à área da cultura, que irão abordar diversos aspectos da cidade de São Paulo e da Arquitetura brasileira.
Os professores coordenadores do curso são os arquitetos Alexander Pilis (University of Toronto e Universidade Concordia Montreal) e Carolina Tonetti (Escola da Cidade).
Alexander Pilis vive e trabalha entre as cidades de Montreal, Toronto e São Paulo, como arquiteto investigador, atuando como artista e curador. Já lecionou na Universidade Politécnica da Catalunha, no Programa Metropolis Barcelona, e na Universidade Pompeu Fabra, de 2000 a 2010. Nos últimos três anos, estruturou e organizou o programa Arquitetura Global no exterior, para a Universidade de Toronto.
Carolina Tonetti é graduada pela FAU-Marckenzie e mestre em ‘Projeto, Espaço e Cultura’, pela FAU-USP. Professora da Escola da Cidade, desenvolve trabalhos através de múltiplas parcerias nas áreas de arquitetura, curadoria e aproximações entre arte e arquitetura, baseada em seu estúdio, no centro de São Paulo.
Como conclusão do programa GASP 2015, uma publicação será desenvolvida e disponibilizada para o público em geral, e vendida sobre demanda pela internet. Será montada, ainda, na Escola da Cidade, uma exposição dos trabalhos realizados. As inscrições vão até 31 de Março e devem ser feitas pelo site www.escoladacidade.org/gasp, onde podem ser obtidos mais detalhes do curso.
Ao término do programa, os alunos participantes internacionais receberão dois créditos, sendo um para o projeto arquitetônico realizado e outro para as aulas de teorias e história da Arquitetura e Urbanismo Brasileira.
Global Architecture São Paulo (GASP 2015)
- Realização: de 14 a 30 de Maio de 2015
- Inscrições até 31 de março
- Informações e inscrições aqui
- Título: Estúdio Arquitetura Global São Paulo
- Website: http://www.escoladacidade.org/
- Organizadores: Escola da Cidade
- De: 14 de Maio de 2015, 00:00
- Até: 30 de Maio de 2015, 00:00
- Onde: Escola da Cidade
- Endereço: Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP, 01223-011, Brasil
0 comentários:
Postar um comentário