texto
maria silvia ferraz
fotos
divulgação
forno à lenha e acessórios para a produção de pão caseiro resgatam a tradição do hábito de cozinhar os alimentos em todas as suas etapas
o forno do bread from scratch
Quando foi a última vez que você entrou na cozinha? Ou, melhor, quando foi a última vez que ensinou uma criança a cozinhar? “‘Bread from Scratch’ é uma reação ao fato de que muitas pessoas não sabem mais preparar a própria comida”, diz o designer alemão Mirko Ihrig. Ele criou seis objetos simbólicos, mas também funcionais para a produção de pão caseiro, com o objetivo de incentivar a culinária artesanal e familiar, para que a tradição seja passada de geração em geração.
Fast-foods e outros tipos de comidas industrializadas se tornaram a principal fonte de alimento em muitos países. Este hábito faz com que conhecimentos ancestrais sobre a preparação de comidas básicas lentamente comecem a desaparecer. O pão entra nesta lista. Mesmo as padarias recorrem muitas vezes a fermentos industriais e fazer pão caseiro normalmente está associado à uma máquina que mistura e assa a massa. O Bread from Scratch sugere uma produção bem mais artesanal, ou, ‘do princípio’ como o nome diz, englobando todos os estágios.
utensílios do bread from scratch
Há moinho para transformar grãos em farinha, um pote para cultivar o fermento, outro para misturar os ingredientes, uma tábua para abrir a massa, uma pá para retirar os pães do forno e o próprio forno. Trata-se de um pequeno forno à lenha portátil, com compartimento para guardar a madeira, capaz de assar pequenas quantidades de pão - o suficiente para o consumo de uma família. Como a ideia é utilizar fermentação natural e, literalmente, colocar a mão na massa, o resultado é um pão totalmente caseiro, livre de processos industriais e com muito potencial de sabor.
pote para cultivar fermento
pote para misturar a massa
Mas mais do que produzir algo delicioso, Ihrig está preocupado com o desligamento emocional e físico da população mundial com a própria comida. “Ao desenhar os objetos e visualizar o processo de produção, quis que as pessoas repensassem o que estão comendo, encorajá-las a cozinhar e provocar discussões sobre a indústria de alimentos e hábitos alimentares”, explica Ihrig.
a ideia é incentivar a produção caseira de pão
os pães antes de ir para o forno
o pão feito com o bread from scratch
O pão é um dos alimentos mais antigos produzidos pela humanidade e até hoje é um dos mais essenciais e comuns no mundo. Faz parte da dieta tanto dos ricos quanto dos mais pobres na maioria das sociedades. Se tornou o símbolo mais óbvio de comida. Por isso foi escolhido por Ihrig; como uma metáfora à culinária em geral. Ao resgatar como o mais básico dos alimentos é preparado, ‘Bread from Scratch’ faz parte da tendência da volta do fazer artesanal. Algo que vem ganhando força não apenas no design, mas também na gastronomia.
Fonte:
1 comentários:
Sensacional, especialmente para quem tem pouco espaço!! Idéia simples e genial!!
Postar um comentário