Veja como uma torre é capaz de transformar vapor em água potável para regiões carentes
Autor: iabtocantins
| Publicado em: quinta-feira, fevereiro 05, 2015 |
Marcadores:
Informativos,
Notícias
Em uma viagem à Etiópia, o arquiteto italiano Arturo Vittori ficou fascinado pelas belas paisagens naturais do país, mas mostrou-se igualmente preocupado ao perceber que muitas comunidades não têm água, eletricidade e muito menos vaso sanitário ou chuveiro funcionando. Por causa disso, há mulheres que andam quilômetros para conseguir encontrar água, mesmo que seja em lagoas contaminadas.
Determinado a ajudar a resolver esse problema, o arquiteto projetou então algo prático e de fácil construção: assim nasceu a WarkaWater, uma torre que capta o vapor de água atmosférico e o torna próprio para consumo. Com uma estrutura extremamente simples, a torre pode ser replicada em qualquer lugar, pois os materiais utilizados para o “esqueleto” foram bambus ou talos de juncus (ou algum outro material que seja predominante na região e que mantenha a eficácia da estrutura).
No interior, a estrutura é forrada com uma malha de plástico, muito parecida com o material usado para transportar frutas e legumes, que ajudam a captar as gotículas de orvalho, que escorre até uma bacia que fica embaixo da torre. O vídeo abaixo mostra a construção de uma Warka Water:
https://www.youtube.com/watch?v=RjGVRuN9akM
Cada uma das torres custa em média US$ 550 e precisa de quatro pessoas e uma semana para ser construída. O arquiteto busca agora parceiros para levar sua ideia para outras áreas necessitadas.
Para mais informações técnicas e de construção da torre, acesse este site aqui.
Fotos: Divulgação
Fonte: http://www.hypeness.com.br/2014/04/torre-transforma-vapor-em-agua-potavel-nas-regioes-carentes/#
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário