Escola da Cidade abre inscrições para pós-graduação 2016

Escola da Cidade está com inscrições abertas para três cursos de pós-graduação lato sensu. Desde 2009 a faculdade oferece cursos de especialização e os resultados de sucesso demonstram a consolidação desta proposta. 
O programa, que tem como tema principal “Civilização América – Um Olhar através da Arquitetura” se estrutura nas seguintes especializações: ‘Geografia, Cidade e Arquitetura’, ‘Habitação e Cidade’ e ‘Arquitetura, Educação e Sociedade’ - este último pela primeira vez aberto ao público externo.
 ARQUITETURA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE
Esta especialização lato sensu, que entra em sua segunda edição no ano de 2016, e pela primeira vez aberta ao público externo, propõe uma ampla reflexão sobre a educação em arquitetura e urbanismo. Através de seminários e palestras com profissionais reconhecidos pretende incentivar uma discussão sobre o papel dos professores e a formação dos jovens profissionais na contemporaneidade. Pretende fomentar a reflexão sobre a atividade docente, estudando teorias e planos de ensino, experiências de ensino em diferentes universidades apresentadas e discutidas como possibilidade para novas matrizes para o ensino de arquitetura, pesquisas específicas conexas à pedagogia a fim de relacionar esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.
 Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática do ensino de arquitetura e urbanismo, avaliar procedimentos adotados face aos seus resultados, além de estudar, através do exercício crítico, novas propostas para transformação da escola e formação de um corpo mais preparado de arquitetos para enfrentar demandas da sociedade atual.
 O projeto de arquitetura é entendido como investigação e produção de conhecimento. Esta proposta é inovadora no Brasil por promover atualização técnica no campo do ensino, particularmente do ensino de arquitetura e urbanismo, com a consolidação da postura crítica como possibilidade de experimentação de novas propostas educacionais.
 O curso é coordenado pelas arquitetas Cristiane Muniz e Maira Rios, com graduação e mestrado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). Professores-coordenadores de sequências da graduação da Escola da Cidadeserão corresponsáveis pela organização dos módulos do curso Arquitetura, Educação e Sociedade.
 GEOGRAFIA, CIDADE E ARQUITETURA
Esta especialização lato sensu  se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano, por meio da Arquitetura.
O curso será dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos.
 Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho. No ano de 2016 os países estudados serão Brasil, Venezuela, Portugal e Cuba. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente e de forma rotativa. Após seis anos do curso, será a primeira vez que um país fora da América será tema de pesquisa. Portugal, como parte formadora da cultura americana, será convidado no próximo ano. A intensão é de ampliar essa participação nos anos seguintes com Espanha e países africanos lusófonos.
 Cada módulo está organizado em três partes: História e Cultura, Arquitetura e Arte e Ateliê de Projeto, quando os alunos desenvolvem um projeto no país em estudo. Em cada uma destas fases há a participação de professores convidados dos países a serem investigados.
 O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP).
 A professora de história, Marianna Al Assal, o geógrafo, Marcelo Ribeiro e o critico de arte, Felipe Chaimovich são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente.
HABITAÇÃO E CIDADE
O Curso propõe uma atualização dos conhecimentos históricos e teóricos referentes à habitação coletiva e também da prática do projeto relacionado a esse tema.
 O objetivo desta especialização lato sensu é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão, avaliar procedimentos adotados em projetos face aos seus resultados, além de, através do exercício projetual nas fases de Atelier de Projeto, estudar caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.
O curso está organizado em quatro módulos que contam com aulas teóricas, palestras e fase de atelier de Projeto. São desenvolvidos pelos alunos projetos e textos referentes ao tema de cada Módulo, que resultam em avaliação bimestral, acrescida de avaliação por Trabalho de Conclusão individual.
 A especialização é coordenada pelos arquitetos Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva. Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e novamente pela Unesp, em 2007. Doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008). Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).
 O curso conta ainda com assistência de coordenação de Maria Teresa Fedeli, formada (1995) pela Universidade Paulista (UNIP), com especialização (2009) na Escola da Cidade. Atuou na coordenação do Programa Paraisópolis (Prefeitura Municipal de São Paulo).
 INSCRIÇÕES
  •         Arquitetura, Educação e Sociedade – inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2016
  •         Geografia, Cidade e Arquitetura – inscrições abertas até 15 de fevereiro de 2016
  •         Habitação e Cidade – inscrições abertas até 19 de fevereiro de 2016
  •         Inscrições pelo site www.escoladacidade.edu.br ou na secretaria da Escola da Cidade.
 Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3258-8108 das 15h às 19h,ou pelo e-mail posgraduacao@escoladacidade.edu.br
Fonte: Romullo Baratto. "Escola da Cidade abre inscrições para pós-graduação 2016" 03 Dez 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 3 Dez 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/778152/escola-da-cidade-abre-inscricoes-para-pos-graduacao-2016

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan