Memória: três anos sem Oscar Niemeyer, o maior arquiteto brasileiro

Mais famoso arquiteto brasileiro morreu no dia 5 de dezembro de 2012. Nos seus últimos anos de vida, apoiou a criação do CAU


Neste sábado, 5 de dezembro, completa-se três anos da morte de Oscar Niemeyer. O maior arquiteto brasileiro, uma dos maiores expoentes do modernismo, ganhador do Prêmio Pritzker e responsável por dezenas de obras históricas no Brasil e no mundo, segue sendo exemplo para as novas gerações de profissionais que se dedicam à Arquitetura. Nos seus últimos anos de vida, Niemeyer foi um dos maiores apoiadores da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, emprestando seu prestígio e imagem para apoiar uma causa que vinha sendo perseguida há décadas pela categoria. Inclusive o CAU foi fundado no mesmo dia de seu aniversário, 15 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista.

Em homenagem a Oscar Niemeyer, destacamos aqui alguns materiais especiais que destacam a obra monumental deixada por ele. O site do Museu Oscar Niemeyer, por exemplo, oferece uma visita virtual 3D, materiais de exposições em cartaz e consulta para o acervo da instituição. O Museu, inaugurado em 2002 em Curitiba (PR), possui um acervo de mais de 9 mil publicações e periódicos para pesquisa e mais de 3.400 mil peças, composto por obras dos paranaenses Alfredo Andersen, João Turin, Theodoro De Bona, Miguel Bakun, Guido Viaro e Helena Wong, além de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Oscar Niemeyer, Ianelli, Caribé, Tomie Othake, Andy Warhol, Di Cavalcanti, Francisco Brennand, entre outros. O espaço foi eleito um dos 20 museus mais bonitos do mundo pelo guia norte-americano Flavorwire e foi escolhido pelo público do TripAdvisor um dos principais pontos turísticos de Curitiba. Conheça aqui o site do Museu.

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba

Em 2013, um mês após a morte do arquiteto, a Revista Darcy, publicação da Universidade de Brasília, publicou um ensaio especial das obras de Niemeyer em Brasília, feito pelo premiado fotógrafo José Varella, ex-aluno da UnB. Confira aqui.

Edição especial da Revista Darcy em homenagem a Niemeyer

Neste 2015, foi lançado o documentário “Oscar Niemeyer – A luta é longa”, que aborda a trajetória, hábitos e rotina do arquiteto após ele completar 100 anos de vida. Dois de seus principais parceiros nessa fase, Jair Valera, arquiteto-chefe da equipe do escritório, e Luiz Alberto Oliveira, físico e seu professor, contribuem como personagens da narrativa junto a depoimentos dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha, Frank Gehry e Richard Rogers sobre o papel indissociável de Oscar no olhar do século XX. O filme é dirigido por Bernardo Pinheiro Mota. Veja o trailer abaixo:


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan