Em 2011, quando o Mobilize Brasil foi lançado, o país vivia a expectativa de grandes transformações em sua infraestrutura urbana, especialmente na área de mobilidade. Obras para a Copa de 2014 e para a Olimpíada de 2016 estavam em curso em doze capitais e em várias outras cidades do país. Várias obras foram atrasadas, interrompidas ou canceladas, como alguns BRTs, trechos do monotrilho de São Paulo, o VLT de Cuiabá e várias outras.
No início do mês, porém, recebemos a boa notícia sobre os testes com passageiros do VLT Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, o primeiro do país a funcionar sem a necessidade das redes elétricas sobre os trilhos. O bonde é silencioso, circula devagar (15km/h) e parece estar agradando aos usuários. Tanto agradou que a prefeitura tem agora a pretensão de estender o sistema até a zona sul da capital carioca, decisão elogiável e simpática. Mas atenção: bondes, trams, vlts ou brts não podem substituir as linhas de metrô que continuam a ser demandas pela população do Rio e de outras capitais brasileiras.
Fonte e editorial completo: http://www.mobilize.org.br/noticias/9326/os-caes-ladram-a-bicicleta-passa.html
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