Após Leão de Ouro, Paulo Mendes da Rocha é premiado com o Praemium Imperiale de Arquitetura

Segundo a Associação de Artes do Japão, trabalho do brasileiro considera não só a harmonia entre o externo e o interno, como também localidade, história e paisagem

Luísa Cortés, do Portal PINIweb
O arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha é o ganhador, na categoria Arquitetura, da 28ª edição do Praemium Imperiale, promovido pela Associação de Artes do Japão. Segundo a entidade, "buscando 'uma harmonia ideal entre o externo e o interno', seu trabalho compreensivelmente leva em consideração localidade, história e paisagem".
O arquiteto é graduado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com 29 anos, ganhou um concurso para projetar o ginásio no Clube Atlético Paulistano. Também foi responsável pela renovação da Pinacoteca do Estado de São Paulo, pelo Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), e pela Praça do Patriarca.
Em 1970, Mendes da Rocha projetou o Pavilhão Brasileiro para a Exposição Mundial de Osaka, no Japão. Fora do país, também é responsável pelo Museu dos Coches, em Lisboa
O profissional já lecionou na Universidade de São Paulo (USP) e já presidiu o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Ele é o segundo brasileiro a ser reconhecido com o prêmio, sendo o primeiro o seu amigo pessoal, mas com quem nunca trabalhou, Oscar Niemeyer, em 2004.

O arquiteto de 87 anos é também o segundo brasileiro a ganhar o Prêmio Pritzker, após Niemeyer, e foi homenageado neste ano com o Leão de Ouro, pelo conjunto da sua obra, na Bienal de Arquitetura de Veneza.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan