O exemplo de Valência, na Espanha. Vanguarda da acústica ambiental

Vanguarda na medição acústica ambiental, a cidade espanhola de Valência já passou por várias experiências e se prepara para a terceira rodada da revisão do mapa do ruído urbano.
Depois da diretiva do Parlamento Europeu, de 2002, várias cidades como Madri e Valência, na Espanha, seguiram em frente na estratégia de elaboração de mapas do ruído e planos de ações para minimizar a poluição sonora urbana. Valência - a colônia romana fundada em 138 aC, hoje a terceira maior cidade (atrás de Madri e Barcelona) com 1,55 milhão de habitantes -  se prepara, neste momento, para produzir a terceira revisão do mapa do ruído prevista para ocorrer em 2017, seguindo os mapas de 2007 e 2012. Junto com Madri, Valência ocupa uma posição superior na lista das cidades pioneiras com experiências de mapeamento sonoro.
Mapa de Ruído de Valência - Comparativo dos Níveis Sonoros 2005-2012
case valenciano ficou conhecido pela comunidade acústica brasileira quando, em abril de 2014, a diretora do Serviço de Poluição Sonora da cidade de Valência, Elvira Brull Codoner, fez uma apresentação na primeira Conferência Municipal sobre Ruído, Vibração e Perturbação Sonora, em São Paulo. As primeiras medições ambientais de ruído, segundo Codoner, foram realizadas em 1994. Mas quem conhece a cidade espanhola evita comparações. “Até conhecer São Paulo, eu achava que a Espanha era barulhenta”, revela o espanhol nascido em Madri, Juan Frias, coordenador do Comitê Acústica de Edificações da ProAcústica e sócio diretor da Bracústica Consultoria, em São Paulo.
O engenheiro Juan Frias, descreve Valência como uma cidade de clima agradável, com muita vida na rua, tradição de fogos artificiais, música eletrônica e corridas de motos. Mas que não deixa de ser semelhante a qualquer outra cidade mediterrânea. Para ele, esse passado recente de planejamento robusto coincide com o período de pujança econômica da Espanha. Com isso, muitas cidades se adiantaram à lei e confeccionaram mapas do ruído sem a obrigação legislativa.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan