Enquanto as ciclovias de São Paulo provocam amor e ódio entre a população da capital paulista – que historicamente é apaixonada por carros –, diversas cidades de grande porte do mundo inteiro vêm investindo na tendência.
Para encorajar a vida sem carro, as cidades baniram automóveis em áreas estratégicas e investiram em ciclovias.
Abaixo, confira as iniciativas das cidades mais ousadas e comprometidas em reduzir a emissão de gases efeito estufa, melhorar a saúde dos moradores e combater o aquecimento global.
1. MADRIDA primeira medida foi criar áreas onde carros são proibidos. No total, foram dois quilômetros quadrados. Apenas pessoas que moram na área são autorizadas a dirigir por lá (e somente para guardar o carro). Se você quiser ir para o centro de Madrid de carro, precisará estacionar em um dos locais credenciados pela prefeitura – se a lei for desobedecida, o motorista deverá arcar com multa de 90 euros. Além disso, a cidade criou um programa de compartilhamento de bicicleta com mais de 1.500 magrelas elétricas, concentradas em 120 diferentes estações.
2. DUBLINConhecida por seu trânsito caótico, a décima cidade mais congestionada do mundo já tem um plano para melhorar a mobilidade urbana. A ideia é transformar as principais avenidas da cidade em áreas para pedestres, ciclistas e ônibus, sem nenhum carro.
3. HAMBURGOO plano é transformar 40% da cidade em áreas proibidas para carros até 2034. Para tanto, a prefeitura tem investido em ciclovias, parques, centros esportivos, jardins e cemitérios. A grande motivação do investimento é frear os efeitos colaterais do aquecimento global, que já provou o aumentou do nível do mar em 20 centímetros .
4. COPENHAGENAproximadamente 50% da população usa a bicicleta para chegar até o trabalho ou escola. É lá que você encontrará as ciclovias mais movimentadas do mundo, que abrigam mais de 36 mil ciclistas por dia em seus 390 km de extensão – existem mais bicicletas na cidade do que pessoas. O objetivo é virar o primeiro país sem emissão até 2025.
5. HELSINQUEApesar de promissor crescimento urbano, autoridades da cidade acreditam que a quantidade de carros não aumentará no mesmo ritmo. O investimento em transporte público tem aumentado ano a ano e eles acreditam que a população optará por bicicletas e caminhadas em vez de carros.
Foto: Jae C./Creative Commons
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