“Superquadras”: uma experiência modernista

Superquadras

“Na esteira da industrialização, surgiram novos materiais e novas formas de se estruturar a vida nas cidades. A arquitetura e o urbanismo encamparam com entusiasmo o modernismo, criando artefatos que impactariam para sempre a história. Brasília é um exemplo vivo dessa fase e a Superquadra se consagra como uma das mais abarcantes e longevas experiências modernistas. Entretanto, a expansão da cidade vem desconsiderando a proposta e o conhecimento gerado sobre como se fazer uma cidade melhor.”

É assim que Mário Salimon apresenta seu curta-metragem “Superquadras”, lançado há pouco mais de três meses com o apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultuda do Distrito Federal (FAC-DF).

Veja o documentário: https://www.youtube.com/watch?v=LCt0y3U9Pvs

Através de entrevistas com renomados arquitetos e urbanistas, justapostas a imagens antigas e atuais, o filme problematiza um dos elementos mais emblemáticos do urbanismo da capital federal – e que dá nome ao próprio documentário: a Superquadra.

  

Cita:Romullo Baratto. "“Superquadras”: uma experiência modernista" 30 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado31 Mar 2015.  http://www.archdaily.com.br/br/764543/superquadras-uma-experiencia-modernista

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan