O processo de indicação ao título começou na década de 90, sendo retomado em 2012.
Um dos maiores cartões postais de Minas Gerais poderá receber reconhecimento internacional. O Conjunto Moderno da Pampulha é o único candidato brasileiro no momento a Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
A Conselheira Estadual do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Marília Palhares Machado, e também representante do CAU/MG no acompanhamento da Missão de Avaliação da UNESCO/ICOMOS aponta o apoio do Conselho como significativo e abrangente. Ela reforça: “A trajetória da Pampulha se enriquecerá local e internacionalmente, mostrando que a boa arquitetura atravessa os tempos, se mantém valorizada pela sociedade”.
O processo de indicação ao título de patrimônio da humanidade começou na década de 90, sendo retomado em 2012 e recepcionado este ano pela UNESCO. Nesta segunda-feira, 28 de agosto, a consultora venezuelana María Eugenia Bacci, do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) chegou a Belo Horizonte para avaliar a candidatura in loco. A decisão da UNESCO será anunciada em Istambul, na Turquia, em junho de 2016.
Fruto do trabalho integrado de grandes nomes da arquitetura e artes plásticas, o conjunto foi projetado por Oscar Niemeyer a pedido de Juscelino Kubitschek, prefeito de Belo Horizonte na época. Dentre outros, conta com jardins de Roberto Burle Marx e Henrique Lahmeyer de Mello, obras de arte de Cândido Portinari, os mosaicos de Paulo Werneck, além de influências dos princípios da arquitetura moderna formulados por Le Corbusier. O Conjunto Moderno que receberá o título é formado pela Casa do Baile (atual Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte), a Igreja São Francisco de Assis, o Museu de Arte da Pampulha (antigo Cassino), a Casa Kubitschek (antiga residência de JK) e o Iate Tênis Clube, conectados pelo espelho d’água da lagoa.
A conselheira Marília Palhares Machado ainda afirma que ao “apoiar a candidatura se integrando ao processo da candidatura, o CAU de Minas Gerais cumpre sua missão de promover a arquitetura e o urbanismo para todos e fortalece o lugar deste profissional na sociedade. Uma ideia pode ser confirmada neste momento: o acesso de todos à arquitetura e à cidade contribui para um mundo mais justo e equilibrado”. Confira neste link o apoio da Presidência, dos Conselheiros e colaboradores do CAU/MG a candidatura.
Nesse sentido, convidamos a todos, arquitetos, urbanistas, estudantes, sociedade em geral, a participar desse apoio ao reconhecimento do nosso patrimônio. Em consonância com todas as iniciativas neste mesmo sentido. Ao visitar a sede do CAU/MG, ou o Posto Avançado no IAB/MG, garanta seu botton “Eu apoio. Conjunto Moderno da Pampulha, candidato a Patrimônio Cultural da Humanidade.”
Acesse os links oficiais da Campanha Abrace a Pampulha:
0 comentários:
Postar um comentário