Chamado de cimento fotocatalítico, o material consegue remover gases de dióxido de nitrogênio do ar, graças às partículas de dióxido de titânio em sua composição
Fonte: The City Fix Brasil | Autor: Maria Fernanda Cavalcanti
O material é conhecido como cimento fotocatalítico
créditos: Divulgação
Depois da tinta que purifica o ar, chegou a vez do próprio pavimento por onde passam os carros ser um novo aliado para combater a poluição. Chamada de “a rua mais verde dos Estado Unidos”, o trecho de 3,2 km da Estrada Cermak até a Avenida Blue Island, em Chicago, passou por uma transformação para ficar mais amigável a pedestres e ciclistas e recebeu um pavimento diferente que é capaz de filtrar o ar.
Em outras palavras, o cimento é capaz de “comer” a poluição, ajudando a melhorar a qualidade do ar na região. O local escolhido é estratégico, já que a Estrada Cermak é uma rota de caminhões pesados e se estende por uma área quase toda industrial. Além disso, o material também funciona como um filtro permeável quando chove, facilitando o escoamento.
Por enquanto o uso do cimento fotocatalítico está apenas em fase experimental, mas o plano é utilizá-lo em larga escala, caso o potencial do material seja, de fato, comprovado. Comprovada a eficiência, a tecnologia vai ajudar a diminuir os níveis de emissões causadas pelos veículos. Porém, à medida que o número de automóveis particulares só cresce nos Estados Unidos, vale lembrar que o cimento ainda “come” apenas poluição e não outros carros. Enquanto isso, o problema de qualidade do ar e de congestionamento continuam.
Fonte: Inhabitat
Fonte: http://www.mobilize.org.br/noticias/2988/cimento-come-poluicao-causada-por-carros-nos-eua.html
0 comentários:
Postar um comentário