As cidades são responsáveis por aproximadamente 70% das emissões relacionadas a energia, de acordo com relatório do IPCC. A grande quantidade de emissões nessas áreas se deve não somente à energia necessária para abastecimento dos centros urbanos, mas porque se localizam ali a maioria das indústrias e mercados consumidores. Tendo isso em vista, é inegável a importância do papel desempenhado por líderes locais e regionais, como prefeitos e governadores.
Além de concentrar a grande maioria das emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE), as cidades concentram também a maioria (crescente) da população mundial. Relatório da ONU sobre a perspectiva de urbanização mundial destaca como, hoje, mais pessoas vivem em áreas urbanas do que em áreas rurais. A estimativa é de que, em 2050, 66% da população mundial seja urbana.
Tanto a redução das emissões de gases de efeito estufa quanto a redução dos riscos relacionados às mudanças climáticas são desafios que devem tornar-se mais urgentes à medida que a população urbana cresce. Além de fundamentais aos desafios globais de mitigação de emissões de GEE, os centros urbanos são importantes também na adaptação aos riscos da mudança climática (esse aspecto é ainda mais importante quando se trata de cidades mais vulneráveis, como aquelas que são costeiras).
(foto: Ana Guzzo/Flickr)
Fonte e artigo completo: http://thecityfixbrasil.com/2015/11/18/nossa-cidade-o-papel-da-articulacao-das-cidades-na-era-das-mudancas-climaticas/
0 comentários:
Postar um comentário