- por Ricardo J. Botelho
- @rjbotelho
- 16/11/2015
Calcule as horas que você trabalha para o cliente e não cobra. Agora me diga: o que está errado? Sabe o que é isso? É o Desvio de Escopo: tudo aquilo que o escritório tem que fazer em relação a um projeto (cliente) sem ser remunerado. Em geral, as causas mais frequentes para esse problema são as seguintes:
a) Não compreensão das necessidades reais do cliente na fase do briefing;
b) Alterações posteriores do cliente no desenvolvimento do projeto;
c) Solicitações extras do cliente não previstas na pactuação; e
d) Não entendimento das variáveis do projeto no âmbito da equipe do escritório gerando tempo excessivo gasto na realização das tarefas e retrabalho por erro na execução.
Essas condições vão exigir a realização de novas tarefas (ou refação) não remuneradas com o consequente aumento do custo em função de tempo adicional gasto pela equipe para realizar as tarefas previstas.
As alterações de projeto decorrem, em grande parte, da ausência de um processo formal de levantamento de informações, denominado de Programa de Necessidades. Além disso, na pactuação o escritório deve deixar claro para o cliente quais são os serviços que presta (o que fazemos, como fazemos e como cobramos).
Diante da necessidade do cliente o profissional pode adotar:
a) Passiva: o cliente diz quais são as necessidades e o profissional desenha e tenta aprovar a ideia; ou
b) Dinâmica: o profissional trabalha com o cliente para estabelecer as necessidades de forma a atingir uma meta, sendo crítico em relação às ideias do cliente e orientando na melhor alternativa, qualificando (influenciando) a tomada de decisões. Também controla melhor os desvios de escopo na fase de projeto e na execução.
Fonte e artigo completo: http://adforum.com.br/conteudo_detalhe-organizacao-como-o-desvio-de-escopo-pode-matar-a-sua-lucratividade,5,889
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