Arte e Arquitetura: "A Persistência do Traço" por André Rocha

City Cube 2 © André Rocha            City Cube 2 © André Rocha

André Rocha é um arquiteto e ilustrador português formado em arquitetura pela Universidade de Coimbra (Darq). Enquanto estudante cria em 2004 um blog de desenho intitulado "A Persistência do Traço" onde explora o desenho urbano evocando frequentemente um certo imaginário surrealista e infantil.

City_of_stakes          City of Stakes © André Rocha

Vacilando entre o real e o surreal , a obra de André Rocha harmoniza texturas e  ambientes urbanos criando um mundo que deseja tornar-se vivo. Através da investigação da morfologia das cidades e suas texturas arquitetônicas, o artista constrói tensões entre espaços ultra-compactados e seus vazios. O equilíbrio entre estas duas características tem sido a base do seu trabalho mais recente.

Ponte_habitavel          Ponte Habitável © André Rocha

Desde cedo demonstrou interesse pelo miniaturismo. As suas ilustrações pretendem, tal com o desenho real da cidade, ter uma forma global facilmente apropriável. No entanto, no desejo de tornar "vivo" este imaginário urbano, André Rocha detém-se no detalhe para ilustrar universos arquitetônicos que lhe são familiares. O barroco português, as igrejas góticas europeias, as favelas brasileiras ou o urbanismo medieval são alguns dos elementos que constituem suas cidades imaginárias.

Walking_favelas         Walking Favelas © André Rocha

São cidades empilhadas, que se protegem e querem vencer a gravidade numa impossibilidade física. Ilustrações que apelam à sua vivência mas que transparecem algum sentimento de solidão num universo de contrastes.

Gothic_gravitation           Gothic Gravitation © André Rocha

Cidades impossíveis que se elevam do solo tornando-se imunes à espécie humana; cidades que querem ser adoradas como um objecto escultórico num espaço museológico qualquer.

City-cube            City Cube © André Rocha

Siga o trabalho de André Rocha aqui.

City Cube 2 © André Rocha
City Cube 2 © André Rocha
Hollow City © André Rocha
Hollow City © André Rocha
The Old Refinary © André Rocha
The Old Refinary © André Rocha
Gravity City © André Rocha
Gravity City © André Rocha
Walking Favelas © André Rocha
Walking Favelas © André Rocha
Soajo © André Rocha
Soajo © André Rocha
Ponte Habitável © André Rocha
Ponte Habitável © André Rocha
Gothic Gravitation © André Rocha
Gothic Gravitation © André Rocha
Barragan Utopia © André Rocha
Barragan Utopia © André Rocha
City of Stakes © André Rocha
City of Stakes © André Rocha
City Cube © André RochaCity Cube © André Rocha

Fonte:Victor Delaqua. "Arte e Arquitetura: "A Persistência do Traço" por André Rocha" 19 Jan 2014. ArchDaily. Accessed 20 Jan 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-169223/arte-e-arquitetura-a-persistencia-do-traco-por-andre-rocha?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=5c8e58c3c5-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-5c8e58c3c5-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan