Pós-graduação - Geografia, Cidade e Arquitetura

Geografia, Cidade e Arquitetura 2014

Geografia Cidade e Arquitetura


‘Geografia, Cidade e Arquitetura’ tem a proposta de discutir, através da arquitetura, a ocupação do território americano e suas cidades. O curso, que entra sua quinta edição no ano de 2014, se propõe a apresentar um panorama crítico da produção cultural no território americano. Sua materialização através da arquitetura, como uma forma peculiar de conhecimento, onde se funde história, geografia, artes e técnica permite raciocinar sobre as necessidades próprias dessas realidades, relacionando-as às esferas socioeconômicas e ambientais. Um esforço de compreensão de escalas diversas, locais a globais. Assim, toma-se a produção científica, arquitetônica, literária, visual, musical, ou seja, cultural em sentido amplo, para se aprofundar o conhecimento sobre as aproximações e diversidades americanas.
Será dividido em quatro módulos que organizam, para os estudantes, reflexões projetuais em distintas escalas: território, cidade, espaços públicos e equipamentos. Os módulos, bimestrais, definem as quatro regiões que serão discutidas como tema de trabalho, com a intenção de contínua rotatividade. Cada modulo está organizado em três partes: História e Cultura, Arquitetura e Arte e Ateliê de Projeto, quando os alunos desenvolvem um projeto no pais em estudo. Em cada uma destas fases contamos com a participação de professores convidados dos países a serem investigados.
Nesse ano os países estudados serão Estados Unidos, Colômbia, Bolívia e Uruguai. Alguns deles já foram estudados em anos anteriores, porém a cada nova edição do curso, são convidados representantes de outras cidades para um novo olhar sobre a cultura dessas nações. O corpo de faculdades conveniadas à Escola da Cidade passa a ser colaboradora deste curso permanente: Canadá, EUA, México, Costa Rica, Cuba, Panamá, Venezuela, Colômbia, Peru, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador e Brasil.

Público-Alvo

O curso destina-se a arquitetos e urbanistas, artistas, engenheiros, além de demais interessados no tema.

Objetivo do Curso

No ano de 2014, os países estudados serão Estados Unidos, Colômbia, Bolívia e Uruguai. O objetivo é promover o estudo de outros países continuamente. A ideia é refletir sobre as necessidades próprias destes países, as relacionando às esferas culturais, socioeconômicas e ambientais.

Coordenação

O curso é coordenado pelos arquitetos Alvaro Puntoni e Fernando Viégas, doutor e mestre, respectivamente, formados pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAAUSP). A professora de história Cristiane Checchia, o geógrafo Marcelo Ribeiro e o crítico de arte Cauê Alves são corresponsáveis pela organização das aulas de Teoria América, Geografia e Arte Americana, respectivamente. Além do corpo docente da Escola e de convidados nacionais de diversas áreas do conhecimento, a especialização contará com a participação de professores estrangeiros das faculdades de arquitetura conveniadas à Escola da Cidade.

Programa

MóduloPaísPeríodo
M1Estados Unidos03.02.2014 a 12.04.2014
M2Colômbia14.04.2014 a 14.06.2014
M3Bolívia04.08.2014 a 04.10.2014
M4Uruguai13.10.2014 a 13.12.2014

Inscrições por módulo

Pelo fato do curso ser estruturado em módulos bimestrais, os interessados podem efetuar inscrições nos módulos que tenham interesse. Para obter o certificado de conclusão, o aluno deve cursar quatro módulos, ao todo.
Horário semanalSegunda e Terça das 18h30 às 22h30
Professores Convidados (3x/modulo)Quarta das 18h30 às 22h30
Bancas Finais (1x/modulo)Sábado das 09h00 às 13h00
Informações Gerais
Número de vagas40 vagas
Carga Horária360 Horas
Custo (4 módulos)10 parcelas mensais de R$1.080*
* O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.
**Desconto de 50% aos alunos formados pela Escola da Cidade

Inscrições (Até 03/02/2014)

Matrículas a partir de 15 de janeiro.

Enviar os seguintes documentos para posgraduacao@escoladacidade.edu.br
Ficha de Inscrição devidamente preenchida
Curriculum Vitae
                                                                                                     Clique aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição

Clique aqui para fazer o download do programa de curso



0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan