O papel do arquiteto

arquitetura portuguesa


Pode definir-se arquitetura como a arte de conceber e organizar o espaço
Segundo Vítruvio* a arquitetura baseia-se em três princípios: a beleza (Venustas), a construção (Firmitas) e a função (Utilitas).
Contudo, a arquitetura, para além da sua componente artística, envolve várias dimensões ou áreas de conhecimento: uma vertente técnica, capaz de se adequar à regulamentação; uma dimensão construtiva, através da concretização com materiais e técnicas construtivas adequadas às exigências de uso e conforto dos espaços; uma dimensão humana preenchendo as expectativas dos seus utilizadores; e, uma dimensão local, uma vez que um mesmo objeto sofre adaptações ao sítio/lugar onde se insere.
Por outro lado, a arquitetura encontra-se permanentemente em evolução, uma vez que a história nos mostra que cada civilização determinou uma forma de conceber e organizar os espaços públicos e privados.
Cabe ao arquiteto projetar um objeto esteticamente harmonioso atendendo a todas estas condicionantes.
O seu trabalho abrange várias escalas: desde um objeto, como por exemplo um móvel ou equipamento (arquitetura de interiores), passando pelos edifícios públicos e privados, até urbanizações ou planeamento de cidades (urbanismo).
Segundo a legislação atual, é função do arquiteto elaborar "estudos, projectos, planos e actividades de consultadoria, gestão e direcção de obras, planificação, coordenação e avaliação, reportadas ao domínio da arquitectura, a qual abrange, a edificação, urbanismo, a concepção e desenho do quadro espacial da vida da população, visando a integração harmoniosa das actividades humanas no território, a valorização do património construído e do ambiente".
Na prática o arquiteto é responsável pelo projeto de arquitetura de um edifício ou conjunto edificado e coordenada e integra no seu projeto as várias especialidades (executadas por outros profissionais): estabilidade (betão), águas  e esgotos, térmica, projeto elétrico, gás, acústica, entre outros.
É o técnico que acompanha desde o primeiro risco no papel até o meter a chave na porta...
A arquitetura surge assim como um instrumento de garantia da qualidade dos espaços.
*Vitrúvio
Arquiteto e engenheiro romano, autor do tratado De Architectura, escrito em 27 a.C., o primeiro tratado de arquitetura conhecido, traduzido até à atualidade e, que serviu de referência aos arquitetos renascentistas.
Subdivide-se em dez cadernos, que abordam:
1: conhecimentos necessários à formação do arquiteto
2: materiais e a arte da construção
3 e 4: edifícios religiosos
5: edifícios públicos
6: edifícios privados
7: acabamentos
8: hidráulica e distribuição da água
9: gnomónica nas edificações (construção de relógios de sol)
10: mecânica e os princípios das máquinas.
 
De architetura
Em De Architectura, Vitrúvio demonstra a proporcionalidade do corpo humano e afirma que o projeto das edificações, em especial os templos ("recintos dos deuses imortais") devem basear-se nas proporções do homem, uma vez que este é um modelo de perfeição.
Nas suas ilustrações, representa um homem cuja proporcionalidade permite que o seu corpo de braços abertos se insira simultaneamente num círculo, cujo centro é o umbigo, e num quadrado.

Vitruvio
Este conceito foi, durante o renascimento, reinterpretado e ilustrado por Leonardo da Vinci no seu famoso Homem de Vitrúvio, que faz parte da colecção da Gallerie dell'Accademia, em Veneza, Itália.

Homem de Vitruvio

MAR 2012

ARTIGOS RELACIONADOS


Fases de projeto

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan