Cinema e Arquitetura: “Elevado 3.5″

O primeiro Cinema e Arquitetura do ano, apresenta o filme brasileiro "Elevado 3.5"de Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo e João Sodré, que mostra o mundo das pessoas que vivem ao redor do Elevado Presidente Costa e Silva, mais conhecido comoMinhocão, construído na zona central de São Paulo durante a ditadura militar.

Desde o nível da rua aos pavimentos superiores, o espectador é levado por diferentes pontos de vista. Por cima e por baixo do viaduto, sob sua sombra ou à luz da cidade, o documentário se desenvolve através das histórias das personagens que convivem cotidianamente com esta grande estrutura de concreto.

Mais detalhes e trailer do documentário, a seguir.

E35_poster-711x1024

FICHA TÉCNICA

Direção: Maíra Santi Bühler, Paulo Pastorelo, João Sodré
Produção: Matias Mariani
Cinematografia: Lula Carvalho
Edição: Gustavo Ribeiro
Categoria: Documentário
País: Brasil
Ano: 2010
Duração: 60 Min.

03

SINOPSE

Uma diversa multidão se encontra no Minhocão, uma pista elevada de 3,5 km, localizada no centro de São Paulo e construída durante a ditadura militar brasileira.

02

As histórias do alfaiate, do pedreiro, do comerciante ou das filhas de imigrantes italianos entregam a memória histórica do lugar através de suas recordações. As palavras de uma cabeleireira transexual, um homem na "pós-graduação da vida" e a canção de uma pessoa solitária, inserem novamente o espectador no presente. 

04

Às vezes tudo se cruza. Aparecem outros personagens. Pessoas que estão ali por escolha ou por casualidade, por pouco ou por muito tempo, de diferentes idades e procedências. O elevado provoca e se põe frente à vista de todos.

* Mais detalhes do documentário no seguinte link.

 

Fonte:Tomás, José. "Cinema e Arquitetura: “Elevado 3.5″" [Cine y Arquitectura: “Elevado 3.5″] 10 Jan 2014.ArchDaily. (Delaqua, Victor Trans.)  http://www.archdaily.com.br/br/01-167647/cinema-e-arquitetura-elevado-3-5?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=a12a019c41-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-a12a019c41-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan