Cidades para Pessoas

cropped-cropped-logo

O Cidades para Pessoas é uma rede de conteúdo e conexões urbanas. Nossa missão é gerar repertório, por meio de reportagens e ilustrações, sobre como melhorar as cidades e fazer conexões entre os setores que as moldam, como iniciativa privada, academia, poder público e sociedade civil, para que deixem um bom legado urbano em sua atuação.

Financiado por crowdfunding no Catarse.me, o projeto percorreu 12 destinos pelo mundo (Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Friburgo, Estrasburgo, Lyon, Barcelona, São Francisco, Portland, Cidade do México e Nova Iorque) e compilou um banco de dados de ideias urbanísticas que são divulgadas nesse site, no blog semanal do Planeta Sustentável, em exposições e palestras pelo Brasil.

Em suas duas viagens, o Cidades para Pessoas abordou os seguintes focos de pesquisa:

Planejamento urbano e soluções clássicas
A primeira fase do Cidades para Pessoas foi pautada pelo trabalho do planejador urbano dinamarquês Jan Gehl, que tem dedicado sua vida e carreira a planejar cidades melhores para se viver. Nessa etapa foram percorridas Copenhague, Amsterdam, Londres, Paris, Friburgo, Estrasburgo e Lyon. Localizadas na Europa, elas se caracterizam por um planejamento urbano muitas vezes executado e custeado pelo próprio poder público.

Novas ideias e paradigmas das cidades do futuro
Nessa segunda fase, o foco de pesquisa foram as iniciativas que partiram da sociedade civil organizada e sua conexão com o poder público local. Foram percorridas São Francisco, Portland, Cidade do México, Nova Iorque e Barcelona. Nessas cidades, os desafios urbanísticos são complexos demais para serem contemplados com o planejamento urbano clássico, de cima para baixo.

Fonte: http://cidadesparapessoas.com/o-projeto/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan