Chamada de Artigos: Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais

ImageProxy

A Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, de periodicidade semestral, editada pela ANPURAssociação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional, convida professores, pesquisadores e profissionais atuantes nas áreas de urbanismo, geografia, economia, engenharia, demografia, direito, administração pública, planejamento urbano e regional, história, ciências sociais, e em outras disciplinas voltadas aos estudos urbanos e regionais, a submeterem textos em torno da temática:

CIDADE, ESPETACULARIZAÇÃO E OS GRANDES PROJETOS
A RBEUR visa reunir, nesta chamada, trabalhos de autores dos diversos campos dos estudos urbanos e regionais, acerca do papel dos grandes projetos no desenvolvimento urbano contemporâneo. Estes grandes projetos, muitas vezes, estão associados à realização de grandes eventos, como recentemente no Brasil, a Copa e as Olimpíadas, e/ou a renovações urbanas – em particular de sítios históricos, áreas portuárias e novas fronteiras imobiliárias – e utilizam-se de repertórios de urbanismo e arquiteturas de grifes no sentido de sua espetacularização, resultando na promoção da cidade e desenvolvimento de novas marcas identitárias. Assim, o desenvolvimento urbano contemporâneo é marcado por novos simbolismos associados à forma como a sociedade (pós)moderna deve progredir. Aqui, a imagem que é produzida a partir da utilização de elementos culturais e da turistificação temática assume grande importância. Trata-se do (re)desenho de atributos urbanos por meio da realização de grandes projetos. Tal modelo tem se espalhado rapidamente e é agora amplamente adotado (e adaptado) em cidades de todo o mundo. O papel simbólico de tais projetos de desenvolvimento urbano vem em suporte e em linha com princípios econômicos profundamente enraizados, relacionados à competição pela participação e acesso a investimentos globais, sejam estes no setor de produção ou consumo de mercadorias e serviços, em particular voltados para investidores e consumidores solventes. Hoje, as cidades desempenham novo papel, não apenas como receptáculo de atividades econômicas, mas na promoção destas num ambiente internacional muito competitivo. O urbanismo e a arquitetura, neste contexto, além de ajudar na construção de novos significados para a cidade, articulam-se à produção do espaço construído, que demanda expressivo montante de investimentos públicos e privados. Esta produção se refere a espaços comerciais, residenciais, culturais, desportivos etc. Este tipo de projeto, além de demandar consideráveis somas de recursos públicos, não é necessariamente inclusivo já que o acesso às novas estruturas urbanas (museus, salas de concertos, arenas desportivas, centros de convenções e outros) é quase sempre regulado pelo mercado. Ou seja, este novo conceito de desenvolvimento urbano envolve uma boa medida de privatização e comodificação de espaços e serviços públicos, inclusive na forma de parcerias público-privadas. Da implantação de grandes projetos urbanos advém conflitos de diversas ordens pois seus efeitos têm sido a produção de espaços autossegregados e o aprofundamento da desigualdade nas cidades.
A RBEUR convida autores que queiram contribuir para este debate.

PRAZO PARA ENVIO DOS ARTIGOS: 15 de janeiro a 10 de março de 2014.

Informamos que, independente do seu núcleo temático, a RBEUR mantém o fluxo
contínuo de submissão de textos e resenhas para publicação em cada edição.

Para as normas de submissão de artigos, acessar www.anpur.org.br.

 

Fonte:

http://www.asbea.org.br/escritorios-arquitetura/noticias/chamada-de-artigos-revista-brasileira-de-estudos-urbanos-e-304599-1.asp

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan