MMA – Ferramenta eletrônica para orientar a construção de prédios sustentáveis
Autor: iabtocantins
| Publicado em: sábado, novembro 07, 2015 |
Marcadores:
Exercício Profissional,
Informativos
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) tem uma ferramenta eletrônica para orientar a construção de prédios sustentáveis, principalmente residenciais, com informações bioclimáticas de aproximadamente 400 cidades brasileiras. Chama-se Projeteee –Projetando Edifícios Energicamente Eficientes, que tem 20 mil consultas por mês, pela internet.
O Projeteee é um dos componentes do Projeto 3E – Eficiência Energética em Edificações – da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (SMCQ), do MMA. O setor de edificações representa 40% do consumo total de eletricidade. Portanto, é necessário o controle, especialmente para que o Brasil cumpra seus compromissos na redução de emissões de gases de efeito estufa.
Milena (D): facilidade
Inédito no mundo, o Projeteee tem 20 mil acessos por mês na internet,
com informações bioclimáticas de 400 cidades.
DADOS DISPERSOS
“No Projeteee, agrupamos em um só local dados que existem dispersos”, afirma a coordenadora do 3E, Alexandra Maciel. “É uma ferramenta que não tem similar no mundo e tem sido utilizada por muitos profissionais, especialmente professores e alunos de arquitetura.”
Diferente de qualquer ferramenta da construção civil, o Projeteee oferece dados específicos como chuvas, ventos e umidade da cidade em que se planeja a obra, assim como informações sobre materiais e desenhos próprios para uma projeção sustentável.
E não é, por exemplo, apenas a direção natural dos ventos que interessa numa construção inteligente. A plataforma do MMA mostra também como aproveitá-lo melhor, levando-o a arejar a casa por meio de basculantes ou janelas estrategicamente planejadas, compondo trajetórias de ventilação que são similares até mesmo a uma chaminé, percorrendo diferentes andares da casa.
Fonte e artigo completo: http://vivagreen.com.br/mma-auxilia-profissionais-da-construcao-civil/#more-6055
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário