De um dos maiores centros financeiros da capital paulista (Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini) até o Aeroporto Internacional de São Paulo, onde são realizados mais voos no Brasil, gasta-se em média 1 hora e 15 minutos de carro sem trânsito.
Já pensou se esse tempo pudesse ser reduzido para alguns minutos, a pé? Alex Sutton, aluno do curso de arquitetura da universidade Escola Bartlett de Arquitetura de Londres, não só idealizou como projetou a construção de um aeroporto elevado.
A proposta denominada Stockholm City Aeroporto / Aeroporto City prevê a estação aeroviária integrada ao tecido urbano da cidade. “A demanda de viagens na indústria da aviação deverá duplicar até 2030 e continuar a aumentar exponencialmente no futuro”, explicou Sutton. “A fim de satisfazer a demanda e a crescente importância do aeroporto nas economias locais, a capacidade do setor precisa aumentar.”
Assim, pequenos terminais, sistemas de bagagem e pistas de curto comprimento ficaram envoltos a escritórios, residências e edifícios culturais.
Estocolmo foi escolhida por ser uma das cidades que mais cresce em toda a Europa, e a ideia seria construir um novo distrito que pudesse abrigar o projeto.
Sutton parece ter pensado em todos os detalhes. O sistema Taxi Tack irá mover o avião no momento de embarque e pouso: desta forma os motores poderão ser desligados, evitando o ruído e menor emissão de gases poluentes. As bagagens seriam transportadas sem estresse e o extravio quase nulo, já que no momento do check-in as digitais dos passageiros seriam recolhidas para o reconhecimento da mala de cada um no desembarque. Ciclovias e estacionamentos privativos também integrariam o projeto.
“Este projeto responde aos desenvolvimentos que estão sendo feitos na aviação de hoje, tais como o contexto voo local, decolagem e aterrisagem, os movimentos de terra para aeronaves, segurança, processamento de passageiros e operações de terra”, disse Sutton.
Por mais bem-acabado que possa parecer, o Stockholm City Aeroporto / Aeroporto City não tem pretensão de sair do papel. As questões de segurança causadas por erros mecânicos e humanos não podem ser todas previstas e, por ser localizado no coração de uma cidade, o prejuízo poderia ser catastrófico. A ideia divide opiniões entre a comodidade e segurança dos passageiros.
E você, embarcaria neste voo?
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