© Alex Veresovich via Shutterstock
Quando se trata da candidatura para um novo trabalho, em qualquer campo, muitas vezes a parte mais difícil é destacar-se em meio à multidão. Felizmente para arquitetos, no nosso campo, temos uma ferramenta que pode ajudar a fazer exatamente isso: o portfólio. Infelizmente, de acordo com Brandon Hubbard, muitos arquitetos estão errando quando se trata do tema. Neste artigo, originalmente publicado em seu blog no The Architect's Guide, Hubbard descreve seis dicas para criar e enviar um portfólio de duas páginas que aumentará suas chances de conseguir uma entrevista.
Ao candidatar-se para algum emprego de arquitetura eu aconselho o portfólio mais curto possível. Tenho aplicado com sucesso para as principais empresas do mundo com apenas um currículo e um portfólio de DUAS PÁGINAS. A maioria das pessoas surpreendem-se com isso, uma vez que os portfólios típicos que vejo estão na faixa de 20 a 40 páginas. Para ser claro, estou apenas tratando sobre a introdução inicial a uma vaga num escritório, e não sobre a entrevista para admissão. Para essa etapa recomendo um portfólio completo com o comprimento tradicional.
Para o primeiro contato, recomendo um "portfólio amostra", geralmente com duas a cinco páginas. Assim como o currículo, ele é apenas uma passada rápida no seu trabalho e experiência.
Iniciar uma discussão sobre portfólio é difícil, já que grande parte do produto final é baseado na criatividade. No entanto, cobrirei diversas orientações gerais para preparar e submeter um portfólio de amostra.
1. O que você fez?
Isso é extremamente importante e é um erro que vejo o tempo todo em candidaturas para vagas e portfólios. Trabalhar num escritório de arquitetura é complicado. Os projetos são sempre um esforço de equipe e pode ser difícil separar o que você fez especificamente. No entanto, é vital neste portfólio que você mostre exatamente que trabalho e problemas resolveu nos projetos.
Você desenvolveu um detalhe particular? Trabalhou com os engenheiros de instalações para a concepção da fachada? Você precisa explicar claramente isso usando um texto mínimo e imagens RELEVANTES. Não basta simplesmente inserir a imagem renderizada por um profissional do projeto de uma torre em que você trabalhou e listar que projetou o layout do estacionamento. Você até pode mostrar o rendering para contextualizar, mas seu foco primário deve ser realmente mostrar no que VOCÊ trabalhou. Isso pode não ser tão glamoroso, mas é essencial para contar sua história.
Tornar mesmo os temas mais mundanos interessante é uma habilidade preciosa. Talvez você tenha sido capaz de redesenhar a configuração da rampa do estacionamento para adicionar duas vagas extras usando a mesma área. Não é um exemplo emocionante, mas muitos clientes com quem trabalhei lhe pagariam uma bebida por ter conseguido duas vagas.
Seja qual for o problema, você deve amarrá-lo às funções e responsabilidades exigidas que estão buscando no anúncio de emprego. Discuto em maiores detalhes como direcionar sua candidatura para o cargo específico em Como escrever o currículo perfeito de Arquitetura.
2. Seja breve
Como eu disse acima, para o primeiro contato com um escritório de arquitetura (e-mail ou candidatura online) você deve ser o mais breve possível. Quando avalio as aplicações gasto cerca de um minuto observando cada no currículo e portfólio. Outros gerentes de contratação que falei disseram que um minuto pode ser o limite máximo. Arquitetos estão sempre ocupados e uma vez que cerca de 75% dos escritórios têm entre 2 e 49 funcionários não existirá alguém dedicado totalmente a ser um gerente de contratação. Normalmente, é um arquiteto sênior conciliando múltiplos projetos e prazos e ele ou ela não tem 15 minutos para navegar através de seu portfólio de 825 MB. O que leva ao meu próximo ponto.
Manter pequeno o tamanho do arquivo. Quando uma candidatura chega é geralmente dado um sim ou não e, em seguida, transferido para os outros gestores para fazer a escolha se desejam entrevistar. Isso é sempre enviado por e-mail internamente e manter o tamanho do arquivo baixo é essencial. Cada escritório tem diferentes limites de arquivo para e-mail, mas a regra geral é a de mantê-lo abaixo de 5 MB.
3. Facilite para o gerente de contratação
Talvez eu esteja ficando velho, mas tenho uma regra estrita quando se trata de candidaturas. NÃO aceito portfólios online. Sempre recebo muita resistência nesse assunto. Normalmente porque o candidato já criou sua conta online, carregou o seu perfil com todos os projetos que conhece e enviou o link para 200 escritórios. Eles, então, perguntam-se o porquê não estão recebendo respostas de ninguém.
Basta usar um simples anexo de e-mail em PDF. Desta forma, você não está dependendo da confiabilidade de seu site hospedeiro ou do sistema de informática do escritório. Na verdade, muitas empresas, especialmente os grandes escritórios, bloquearão o acesso e download de centenas de sites, incluindo potencialmente o seu site hospedeiro.
Também, ao usar um PDF, isso permite o controle completo sobre a aparência e formatação do seu portfólio. Muitos dos sites on-line gratuitos de hospedagem estão repletos de publicidades feias e pop-ups. Não é a melhor primeira impressão. Imprimir a partir desses sites também pode ser difícil, ou impossível. Mais sobre impressão no passo seguinte.
4. Mantenha-o simples
Não utilize fontes estranhas e não me faça procurar por suas informações de contato. Normalmente, apenas e-mail e telefone, endereço não é realmente necessário. Coloque-os em algum lugar na parte dianteira e no mesmo local nas páginas seguintes, um cabeçalho ou rodapé funciona bem.
Por favor, formate o tamanho para apenas letter para os EUA e A4 para internacional. Recebo diversas críticas sobre isso ao aconselhar os candidatos, sinta-se livre para deixar o seu próprio nos comentários abaixo. A razão é simples, todos os escritórios têm uma impressora de pequeno formato e tornar seu portfólio amigável para imprimir é ótimo. Normalmente eu imprimo o portfólio de alguém para que eu possa marcá-lo com comentários e perguntas antes da entrevista. Se, quando eu me esquecer de marcar "scale to print" ou ele é formatado como um retângulo de 1" x 55", já torno-me frustrado com esse candidato.
Outra dica internacional de impressão: conheça a pequena diferença entre tamanho de papel carta (letter) e A4. Isso pode determinar se todas as suas informações de contato serão cortadas na parte inferior quando sua folha letter for impressa em papel A4.
Alguns escritórios que trabalhei só permitem impressões em preto e branco para evitar o custo de grandes impressões em lotes de páginas em cores. Então você pode checar como seu portfólio de amostra e currículo ficam em pb. Uma imagem que parece ótima em cores pode se transformar numa grande bolha negra.
5. Use um endereço de e-mail de adulto
Certa vez recebi uma aplicação de um recém-formado. Eu não vou dar seu e-mail real, mas era algo semelhante a southparkrulez@endereçodeemail.com. Eu vejo isso o tempo todo, especialmente com arquitetos jovens. Eu amo um título de e-mail divertido tanto quanto outra pessoa, mas agora você é um profissional e cada parte da sua candidatura precisa ser profissional.
Basta manter o seu endereço de e-mail simples, algo como nome.sobrenome@endereçodeemail.com. Já que seu e-mail geralmente é evidenciado em toda a sua aplicação e no título da mensagem, ele precisa representar profissionalismo. Criar um novo é rápido e gratuito. Outra vantagem é que ele começa a separar seus e-mails profissionais dos pessoais. Isso pode evitar de enviar acidentalmente os seus planos do fim de semana ao seu futuro empregador.
6. Passe pelo filtro de SPAM
Como a maioria das candidaturas chegarão e serão repassadas internamente por e-mail, isso é muito importante. A maioria dos escritórios têm filtros de spam muito eficientes. Minha pasta de lixo eletrônico está normalmente cheia de e-mails importantes que não deveriam ter parado lá.
Aqui está uma lista abrangente de palavras de emails spam a evitar.
Usar certas "palavras gatilho", especialmente no assunto, aumentará suas chances de ele ser posto de lado pelo filtro.
Por mais que saiba que você não usará "Viagra grátis" no assunto do seu e-mail, você poderia inadvertidamente tropeçar usando algo como:
"Olá!! Sinta-se livre para verificar meu incrível portfólio!! "
Além de ser um péssimo assunto para o e-mail, ele contém quatro palavras gatilho e pontos de exclamação, provavelmente dando-lhe um lugar na primeira fila para a pasta de spam.
Outra dica: evite colocar uma introdução no assunto. Veja os dois exemplos:
Exemplo nº 1
Assunto: Oi, sou Julie Anderson. Por favor, veja meu portfólio e currículo
Exemplo nº 2
Assunto: Julie Anderson Portfólio e Currículo
Qual deles você seria mais propenso a abrir? Pessoalmente, eu abriria antes o segundo. O assunto no segundo exemplo tem um forte senso de autoridade e implica que o destinatário está esperando a candidatura. Claro, simples e direto ao ponto.
Espero que estas dicas ajudem-no a criar um portfólio eficaz de amostra e garante-lhe boas entrevistas. Então, esse será o momento que o verdadeiro trabalho começa e você precisa construir um portfólio completo e fantástico para mostrar na entrevista. Falarei mais sobre isso em um próximo post.
Imagem principal via Shutterstock.com
Fonte: Hubbard, Brandon. "6 dicas para criar o portfólio perfeito e conseguir uma entrevista de emprego" [6 Tips on Creating the Perfect Two-Page Portfolio to Win a Job Interview] 18 Ago 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Eduardo Souza) Acessado 18 Ago 2015. http://www.archdaily.com.br/br/771970/6-dicas-para-criar-o-portfolio-de-duas-paginas-perfeito-e-ir-bem-numa-entrevista-de-emprego
0 comentários:
Postar um comentário