A construtora japonesa Gyken desenvolveu em Tóquio, uma inovadora solução de estacionamento de bicicletas a que chamou ECO Cycle. Trata-se de um parque de estacionamento subterrâneorobotizado e totalmente autónomo, que dispensa a intervenção de operadores em tarefas que não sejam de manutenção e que permite a recolha e arrumação de uma bicicleta em apenas 13 segundos.
Apesar de a bicicleta ser um dos meios de transporte preferidos dos japoneses, muito devido ao seu baixo custo de manutenção e ausência de emissões de CO2, em grandes metrópoles existe uma ausência quase total de espaços de estacionamento dedicados para veículos. Isto deve-se sobretudo à falta de espaço para construção nas zonas urbanas densamente povoadas do Japão.
Em cidades como Tóquio há por isso a tendência de construir cada vez mais edifícios subterrâneos seguindo a filosofia urbanística de “cultura à superfície e função debaixo do solo”.
Em cidades como Tóquio há por isso a tendência de construir cada vez mais edifícios subterrâneos seguindo a filosofia urbanística de “cultura à superfície e função debaixo do solo”.
A construção da estrutura ECO Cycle é efetuada recorrendo a métodos construtivos simples e correntes, sendo a contenção efetuada por intermédio de cravação de estacas prancha. Depois de efetuada a escavação, é construída a estrutura interior recorrendo sobretudo à pré-fabricação em aço. Finalmente são instaladas as plataformas móveis e o braço robótico que vai colocar as bicicletas nas posições desejadas.
À superfície é instalada uma cabine, também pré-fabricada, através da qual os utilizadores do ECO Cycle podem introduzir ou recolher as bicicletas.
À superfície é instalada uma cabine, também pré-fabricada, através da qual os utilizadores do ECO Cycle podem introduzir ou recolher as bicicletas.
Apesar de poder albergar até 200 bicicletas, a estrutura ECO Cycle é relativamente compacta, desenvolvendo-se sobretudo na vertical, o que possibilita a sua construção em áreas exíguas inferiores a 65 metros quadrados.
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