15 áreas em que um Arquiteto pode atuar

Rafael Toledo



fonte: http://vestibular.blogs.unipar.br/2011/10/17/profissao-arquiteto/



Você sabe em que área um arquiteto urbanista pode atuar?
Pois é, você vai ficar abismado ao descobrir que as áreas de atuação deste profissional são inúmeras, algumas que você nunca iria imaginar.
A Arquitetura e Urbanismo, assim como algumas outras áreas, possui diversas setores de atuação, podendo assim o profissional trabalhar ou se especializar em qualquer uma delas.


fonte: http://www.blogsj.com.br/dia-do-arquiteto
fonte: http://www.blogsj.com.br/dia-do-arquiteto

 Abaixo, listamos algumas das áreas de atuação desta profissão incrível que é a Arquitetura e Urbanismo:
1 – Arquitetura: comercial, corporativa, interiores, lazer, da cultura, da telecomunicação, do turismo, do transporte, educacional, esportiva, habitacional, hospitalar, industrial, institucional;
-Esta área visa a concepção de projetos para determinadas setores buscando a melhor resolução de problemas possíveis, atendendo as normas voltadas para cada setor para que chegue em uma solução e em um projeto.
2 – Urbanismo;
-Este setor se enquadra na concepção de projetos onde visa planejar uma região, uma cidade, um bairro, assim como também áreas livres, transportes, criação de conjuntos habitacionais. Está fortemente ligado ao plano diretor e ao zoneamento da região, assim como também tem forte atuação politica.
3 – Comunicação Visual;
-Está ligada a criação de identidade visual de uma empresa e de um produto, além de poder trabalhar com desenho industrial, cenografia e cinema. A nível de cidade, o arquiteto trabalha com questões de poluição visual e visualização de placas.
4 – Paisagismo e ambientes;
-Área voltada para a criação e concepção de espaços abertos, como jardins e praças. Podendo também projetar fachadas e jardins residenciais em áreas particulares. O profissional desta área da arquitetura tem como preocupação a composição estética da paisagem com a arquitetura.
 5 -Luminotécnica;
-Voltada pra projetos de iluminação de ambientes de pequeno a grande porte, interiores ou exteriores. O profissional desta área também é responsável pela a iluminação de eventos.
6 – Restauro de edifícios;
-O profissional desta área é responsável em recuperar edificações antigos ou deteriorados. Deve possuir técnicas e conhecimentos em restauro visando manter a integridade e as características originais do edifício.
7 -Tecnologia de Construção;
-É responsável pela pesquisa de materiais e técnicas para a utilização na obra. O profissional desta área visa sempre a otimização do tempo durante a execução, assim como a redução dos gastos tanto de materiais quanto gastos posteriores ao término da obra.
8 – Pesquisa Cientifica e tecnológica;
-Um arquiteto que opta por esta área é responsável por pesquisas que buscam entender tanto o passado da arquitetura quanto o que o futuro dela pode nos trazer. O pesquisador é responsável por pesquisas que tentam entender a arquitetura nos seus aspectos culturais e sociais, assim como é responsável por buscar novos materiais e técnicas que possam ser inseridas em novos empreendimentos.
9 – Desenho industrial de mobiliário;
– O profissional que opta por esta área é responsável pela criação de objetos e mobiliários, atendendo assim as exigências de compradores e/ou criando novas tendências para a arquitetura de interiores.
10 – Acompanhamento e administração de obras;
-Este é o responsável por dar vida ao projeto, ele acompanha e administra a obra de uma forma que ela saia conforme o projeto proposto. Ele também é responsável pela qualidade e segurança durante a execução.


fonte: unit.br/cursos/cursos-graduacao/arquitetura-e-urbanismo/
fonte: unit.br/cursos/cursos-graduacao/arquitetura-e-urbanismo/


Com o advento da tecnologia e da computação, surgiram novas áreas de atuação para os arquitetos urbanistas. Estas áreas voltadas para tecnologia possibilitam que o arquiteto busque novas possibilidades na profissão. Algumas das novas áreas são:
11 – Especialista em BIM;
-O profissional em BIM (Building Information Modeling) é responsável por se relacionar a diversos setores, desde modelagem, consultoria e desenvolvimento de softwares até cargos de gestão e pesquisa.
12 -Tecnólogo em projeção digital;
-O profissional desta área é capaz de ligar com um conjunto de tarefas complexas relacionadas a prototipagem rápida dentro do escritório. Com o advento da impressora 3D como ferramento de design, a a demanda por pessoas com aspectos técnicos e criativos na fabricação digital aumentou. Gerenciamento e capacidade de lidar com sistemas de infraestrutura são um dos aspectos mais procurados nos profissionais desta área.
13 – Gerente de mídias sociais;
-Atualmente, a maioria dos escritórios já contam com mídias sociais para publicar e expor suas ideias, produtos e marcas, além de fazer uma integração com seus usuários e clientes. O profissional que decidir atuar nesta área é responsável por escolher as melhores plataformas, formar comunidades e manusear varias contas em mídias diferentes, buscando cada vez mais interação com o publico alvo e auxiliar na publicidade do escritório.
14 – Profissional de visualização arquitetônica em 3D;
-Os profissionais que atual nesta área são geralmente artistas 3D especializados em modelagem, iluminação, renderização ou pós-produção, para estes profissionais é preciso um amplo conhecimento em sofwares específicos. Com isso conseguem produzir muitas vezes renderizações tão perfeitas que acabam confundidas com fotografias.
15 – Designer gráfico de animação;
-Atualmente, um crescente número de escritórios de arquitetura andam utilizando, além das renderizações, animações e vídeos promocionais para alcançar o seu público alvo. Esses filmes proporcionam geralmente experiencias novas e imersivas nos espaços e nas intervenções urbanas. O profissional que optar por essa área precisa ter domínio em softwares de arquitetura e de edição de vídeos e animações.
Acha que falta alguma área de atuação? Achou algo de errado, tem alguma critica ou sugestão? Deixe nos comentários.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan