Livro - Urbanismo ecológico

9788565985505_06_x

Urbanismo ecológico

16.5 x 24 cm
656 páginas
ISBN: 9788565985505
Cartonado
2014 

Ainda que as mudanças climáticas, a arquitetura sustentável e as tecnologias ecológicas sejam questões perfeitamente assentadas no imaginário coletivo, o mesmo ainda não ocorreu com aqueles temas relacionados à sustentabilidade urbana. Este livro surgiu exatamente da necessidade urgente de abordar o urbanismo sob um enfoque ecológico como método prático e criativo para enfrentar a realidade da cidade, e assim se constitui em uma aposta deliberada pela consolidação definitiva do conceito de “urbanismo ecológico” por meio da compilação de uma série de textos-chave sobre a matéria.
Urbanismo Ecológico reúne os artigos do simpósio homônimo que ocorreu em 2009 na Graduate School of Design da Universidade de Harvard, bem como outros ensaios, conferências e aulas vinculados a esta linha de pesquisa promovida pela célebre universidade norte-americana. O livro, editado por Mohsen Mostafavi e Gareth Doherty, parte de um enfoque interdisciplinar no qual se unem os olhares de arquitetos, planejadores e desenhistas urbanos, teóricos, economistas, engenheiros, artistas e cientistas, entre outros profissionais. O resultado é um amplo panorama que contribui para desenhar a imagem plural, complexa e repleta de nuances que o sistema urbano assume quando estudado sob a ótica ecológica. Em suma, trata-se de uma contribuição importante que atesta o nascimento de uma nova ética e estética do meio urbano.
Mohsen Mostafavi é diretor e professor Alexander e Victoria Wiley de Projetos da Graduate School of Design da Universidade de Harvard. Já participou do comitê diretor do prêmio Aga Khan de Arquitetura e foi um dos jurados da Holcim Foundation e da Medalha de Ouro do Royal Institute of British Architects (RIBA). Seus livros incluem La superficie de la arquitectura (2002),Approximations (2002), Landscape Urbanism (2004) y Structure as Space (2006).
Gareth Doherty é doutorando da Graduate School of Design da Universidade de Harvard, onde está realizando um estudo etnográfico da paisagem e do urbanismo contemporâneos de Barein. Editor e fundador da revista New Geographies, recebeu uma distinção por sua atividade docente em Harvard.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan