Após revitalização, conjunto habitacional Pedregulho, de 1947, é entregue no Rio de Janeiro

Edifício residencial icônico projetado por Affonso Eduardo Reidy teve estrutura e fachada recuperadas

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

15/Setembro/2015

Divulgação: Governo do Rio de Janeiro

SLIDE SHOW  http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=15952

A Secretaria de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Companhia Estadual de Habitação (Cehab), entregou na última semana as obras de restauração do Conjunto Habitacional Prefeito Mendes de Moraes, o Pedregulho, inaugurado em 1947 em São Cristóvão.

Ao custo de R$ 46 milhões, o condomínio projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy passou por obras de reestruturação dos pilares de concreto, vigas e telhado e de modernização dos sistemas elétrico e hidrossanitário subterrâneo.

O canteiro de obras contou com uma oficina de restauro de brises-soleils (quebra-sol) de madeira das fachadas e incluiu a fabricação dos cobogós – esquadrias vazadas que permitem maior ventilação e luminosidade nas partes comuns do prédio. Os serviços executados contemplaram ainda a implantação de nova rede de gás canalizado, que irá aumentar a segurança para os moradores do condomínio, e a substituição das janelas de madeira por alumínio.

Com 252 metros de extensão e 328 apartamentos divididos em três blocos, o condomínio é protegido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), tombado pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e está em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A intervenção no Pedregulho faz parte do programa De Cara Nova, que já reformou 129 conjuntos habitacionais no Rio de Janeiro, beneficiando cerca de 400 mil pessoas.
Considerado um ícone da arquitetura moderna brasileira, o conjunto sinuoso foi construído com planejamento paisagístico de Roberto Burle Marx e painéis de Cândido Portinari.

Leia mais:
História em detalhe: Pedregulho, no Rio de Janeiro, de Affonso Eduardo Reidy

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/residencial/apos-revitalizacao-conjunto-habitacional-pedregulho-de-1947-e-entregue-no-364238-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan