Aberto ao público em Janeiro deste ano, o novo Terminal 2 do Aeroporto Internacional de Bombaimfoi projetado para aumentar a capacidade de trânsito para cerca de 40 milhões de passageiros e 1 milhão de toneladas de carga anuais. Desenvolvido pela consultora norte-americana de engenharia e arquitetura, Skidmore, Owings & Merrill, faz uso das mais recentes tecnologias de otimização logística e é apontado como um exemplo a seguir no projeto de infraestruturas aeroportuárias em países asiáticos.
O novo terminal é uma componente fundamental para o correto funcionamento do concorrido Aeroporto Internacional Chhatrapati Shivaji, o mais importante aeroporto da área metropolitana Bombaim onde residem mais de 20 milhões de pessoas.
O terminal preparado para acolher um misto de tráfego proveniente de vôos domésticos e internacionais, possui uma área de implantação de 450 mil metros quadrados cabendo-lhe o serviço de cerca de 105 hectares de pistas e zonas técnicas, de um total de 610 hectares do aeroporto internacional.
O edifício de quatro pisos alia as mais recentes tecnologia construtivas à arquitetura tradicional indiana, nomeadamente na cobertura de design fractal que se estende a todo o terminal.
Com uma geometria em planta em forma de X, possui uma ampla praça central suportada por três dezenas de pilares fungiformes, com iluminação natural proveniente de claraboias e fachadas envidraçadas, doseada por intermédio de painéis perfurados. Esta disposição, aliada à utilização de um sistema de controlo inteligente da iluminação artificial em todo o terminal, permite uma redução estimada de 23% nos gastos energéticos.
Fonte: Skidmore, Owings & Merrill
Imagens: via Skidmore, Owings & Merrill; Rediff
Imagens: via Skidmore, Owings & Merrill; Rediff
0 comentários:
Postar um comentário