TranspoQuip Latin America e Expo Urbano 2012, de 21 a 23 de novembro, vai se concentrar no tema cidades inteligentes




De 21 a 23 de novembro, acontecem simultaneamente em São Paulo a quinta edição de TranspoQuip Latin America, feira e conferência para infraestrutura de transportes e a terceira edição do Expo Urbano 2012, evento para desenvolvimento urbano, focado em espaços público e de uso coletivo. Um grande destaque este ano vai ser o tema Cidades Inteligentes, que será abordado com foco na Mobilidade, Planejamento, Segurança e Eficiência Energética. com a apresentação de propostas como a de um grupo de empresas espanholas, que trabalha com o denominação ‘Cidades Competitivas’, e projetos de ponta como o do COR (Centro de Operações Rio) do Rio de Janeiro. No dia 21 de novembro, acontece um seminário sobre o tema, das 12h às 18h30.
Centros de Controle
“Vamos ter, no evento, por exemplo a IBM, que está por trás da tecnologia empregada na solução da COR. Também estão participando empresas especialistas em monitoramento urbano como a Akiyama, e a Jupiter Systems, fornecedor mundial de processadores de display wall para aplicações desenhados especificamente para centros de comando e controle com produtos operação 24/7. A idéia é que no evento teremos uma simulação com informações em tempo real do centro de controle do Rio de Janeiro”, disse Sebas van den Ende, diretor da Real Alliance, organizadora do evento.
De acordo com o Institute for Smart Communities, da Califórnia, uma cidade inteligente é aquela que fez um esforço consciente para usar a tecnologia da informação para transformar a vida e o trabalho dentro do seu território de forma significativa. “Com o crescimento das cidades brasileiras, os problemas cresceram e teremos um bom espaço para buscar soluções relacionadas à Tecnologia da Informação, comunicação, mobilidade, planejamento, segurança e sustentabilidade”, disse van den Ende.
Planejamento Urbano
O assunto de ‘Territórios Competitivos’ será tratado pela ASC Projetos Sustentáveis, que é liderado por um grupo de empresas espanholas, focado em sustentabilidade e inovação, e projetos desenvolvidos a partir de conceitos como cradle to cradle (que busca o máximo de valor social, ambiental e econômico a partir do redesenho inteligente dos sistemas de produção), capitalismo natural (um guia de atuação para que os negócios tirem proveito das responsabilidades ambientais e sociais) e o Biomimetismo (uma disciplina nova, focada no estudo das soluções da natureza depois de milhões de anos de evolução para aprender a solucionar os problemas da humanidade). No evento, este grupo fará uma experiência ao vivo de ‘Territórios Competitivos’, considerado um elemento fundamental para cidades inteligentes. O grupo fará exercícios ao vivo que tratam de planejamento estratégica de territórios competitivos, desenho urbano sustentável, mobilidade urbana, infraestrutura e transportes e oportunidades de negócios nas cidades.
Mobilidade Urbana
Um dos participantes do grupo é o projeto Hiriko, solução inovadora para mobilidade urbano por meio de tecnologia avançada: um carro 100% elétrico, concebido por um grupo do MIT.
Outros participantes com maior foco em soluções de mobilidade são: Traficon, fornecedor de câmaras; CitiLabs, que produz soluções de software para planejamento urbano,  transportes, e análise de tráfego e Sirit, líder em Radio Frequency Identification (RFID). Também estão SICK, soluções de sensores usado em portos, túneis, rodovias e aeroportos; e Federal Signal, que desenvolve soluções de segurança para comunidades e locais de trabalho ao redor do mundo, ambas adquiridas pela 3M.
O Expo Urbano 2012 acontece junto com o TranspoQuip Latin America 2012, evento principal do setor focado em infraestrutura para transportes, de maneira multimodal, abordando aeroportos, ferrovias, portos e rodovias. O evento acontece no Expo Center Norte e, paralelamente, será realizado, pelo segundo ano consecutivo, o Expo Parking. Mais informações em www.transpoquip.com.br e www.expo-urbano.com.br.
Egom Assessoria de Imprensa (27/07/2012)
Jornalista responsável: Marcela Matos
MTb: 20.801
Sala de imprensa em www.egom.com.br
Telefone: (11) 3263 1124
E-mail: egom@egom.com.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan