A cidade que eles querem

Logo mobilizacuritiba.org.br


A pauta urbana vive mais um momento importante em Curitiba este ano: a revisão da lei de zoneamento. Agora é necessário consolidar todo o debate que foi feito nos últimos anos, com o detalhamento das diretrizes do Plano Diretor.
A Frente Mobiliza Curitiba, criada para acompanhar e incidir na revisão do Plano Diretor, compreende que um processo só pode ser participativo quando há acesso adequado à informação e a espaços oportunos para debate e deliberação.
A gestão pública de Curitiba ainda sofre para incorporar processos participativos efetivos na dinâmica da elaboração e execução de políticas públicas. Na área do planejamento urbano essa dificuldade é agravada por uma tradição centrada no órgão municipal de planejamento – o Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), que atua com pouca transparência e abertura democrática.
Na audiência pública realizada no último dia 17 para debater a lei de zoneamento, evidenciou-se a limitação do processo participativo proposto para essa etapa. As consultas serão feitas somente da forma online até o dia 15 de maio, não sendo promovidos debates ou formas mais coletivas e ampliadas de participação popular.
Para reforçar a necessidade de debate constante sobre a cidade e sobre os temas que envolvem o zoneamento, a Frente Mobiliza Curitiba lança neste período de revisão da lei uma série de textos e artigos que visam trazer conteúdo crítico ao debate.
O primeiro artigo da série vem como uma necessidade de ofertar crítica urgente à consulta online conduzida pelo IPPUC. A análise partiu do processo de revisão do Plano Diretor, muito bem explicitada em artigo de Maria Eugênia Trombini, publicado no livro O Mito do Planejamento Urbano Democrático: reflexões a partir de Curitiba. Confira:
>> Acesse o livro completo.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan