Cartilha do Inmetro auxilia na compra das lâmpadas de LED

 Os benefícios vão do tempo de durabilidade até a saúde do consumidor
Bruno Ribeiro, para o Procel Info
Brasil - A venda das lâmpadas de LED tiveram um aumento significativo nos últimos tempos. No ano passado, devido aos reajustes no valor da conta de energia elétrica, a procura por esse tipo de lâmpada disparou. Contudo, saber comprar o produto correto para cada cômodo faz diferença. Pensando nisso, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) lançou o guia (clique aqui para download) sobre o uso das lâmpadas de LED, com os benefícios e vantagens do produto.

Além de ser mais econômica, já que tem um consumo menor do que as outras opções disponíveis no mercado, as lâmpadas de LED possuem uma iluminação semelhante a das incandescentes e, dependendo do modelo, a durabilidade chega a ser 25 vezes maior. Outra vantagem do LED é o tempo de garantia, o que permite que se o produto parar de funcionar, possa ser trocado sem custos adicionais.

“A troca das lâmpadas antigas por outras mais eficientes traz resultados que compensam o investimento inicial. Sem falar que o preço das LED já está caindo, com a grande procura”, destaca Alfredo Lobo, diretor de Avaliação da Conformidade.

Além dos benefícios econômicos, o LED contribui para a preservação do meio ambiente. Como sua composição não contêm mercúrio, presente na produção da florescente compacta, o impacto ambiental é menor e a saúde do consumidor não é afetada. Além disso, as lâmpadas são mais confortáveis aos olhos por não terem radiação ultravioleta e infravermelha.

O manual também mostra que, a partir de agora, para auxiliar ainda mais o consumidor no momento da compra a não escolher um produto com incertezas do seu funcionamento ou do tempo de durabilidade, as lâmpadas de LED terão a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) como prova de certificação do Inmetro. Já conhecida pelo consumidor, ela faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem, que desde 1984 classifica os produtos quanto ao consumo/eficiência e apresentam os principais dados técnicos dos aparelhos. É encontrada em ares-condicionados, geladeiras e freezers, por exemplo, com a indicação do nível de eficiência entre A e E, mas por enquanto, no caso das lâmpadas LED, a etiqueta será apenas informativa, não terá essa indicação.

Regulamentada em março de 2015, através da portaria nº 144 (Requisitos de Avaliação da Conformidade), a nova norma traz ao consumidor uma segurança maior na compra. A etiqueta especifica capacidade de iluminação e eficiência energética, e faz um comparativo de consumo com a incandescente e fluorescente compacta.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan