Conheça 5 materiais que cumprem mais de uma função e otimizam recursos

Conheça 5 materiais que cumprem mais de uma função e otimizam recursos


Texto: Gabriel Bonafé
escolha-de-materiais-que-reduzem-tempo
A especificação de materiais pode eliminar etapas e agilizar a obra (OPOLJA/shutterstock.com)
rapidez é uma demanda cada vez presente na construção civil. Para alcançá-la, uma das estratégias mais eficazes é eliminar etapas, reduzindo prazos de execução da obra. Isso pode ser feito com o emprego de materiais que cumprem mais de uma função e eliminam, assim, a necessidade de outros. Confira abaixo cinco materiais que atendem a esse requisito.

1- BLOCOS ESTRUTURAIS

São utilizados para levantar alvenarias estruturais. Ou seja, além de materializarem paredes que dividem e vedam espaços, também resistem a cargas verticais e horizontais. Comparado aoconcreto armado, a execução elimina etapas construtivas como escoramento, fôrma, lançamento de concreto, período de cura e reescoramentos. “O ciclo básico é formado pelo levantamento das paredes e pela execução das lajes”, sintetiza Jefferson Camacho, pós-doutor em engenharia civil e professor titular da Unesp — Universidade Estadual Paulista.
A economia em prazo e orçamento gerada por esse processo dependerá da qualidade do projeto, da organização do canteiro e da eficiência da mão de obra. “Um bom projeto e uma boa execução podem gerar uma economia de 10 a 15%”, calcula Camacho. O projeto requer planta baseada em coordenação modular e indicação das instalações que passarão pelas paredes, permitindo o preparo adequado dos blocos e eliminando improvisos.
Os blocos estruturais são comercializados em material cerâmico e concreto. “A escolha dependerá de dois fatores: o porte da edificação, que define os níveis de solicitação estrutural, uma vez que o concreto permite obras de maior porte em comparação com o material cerâmico; e a distância em que se encontra o fornecedor que produz os blocos para a alvenaria estrutural, seja cerâmico ou de concreto, uma vez que o custo de transporte pode inviabilizar economicamente a obra”, explica o professor.

2- STEEL DECK

Utilizado para execução de lajes, o steel deck é um sistema composto por chapas de aço perfiladas que atuam como fôrma durante a concretagem e como armadura positiva após a cura do material. Sua aplicação reduz e até elimina a necessidade de escoras, liberando o pavimento inferior para outras operações.
O material apresenta reentrâncias que melhoram a adesão do concreto e, em alguns casos, podem exigir implemento de armaduras para incrementar a resistência da laje ou, dependendo do uso da edificação, para garantir segurança em situações de incêndio.
Também conhecido como laje mista ou colaborante, o steel deck permite, ainda, que os operários trafeguem com segurança sobre sua chapa de aço, servindo como plataforma de trabalho. A execução é feita em duas etapas: içamento e concretagem..


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan