2º Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, Patrimônio e Projeto

Paisagem Cultural

CHAMADA DE TRABALHOS

Em 2012 quando se comemoram os vinte anos de inclusão da categoria "paisagem cultural" na Convenção do Patrimônio Mundial da UNESCO acontece o "2º Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, patrimônio e projeto", promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pelo Instituto de Estudos de Desenvolvimento Sustentável (IEDS), contando ainda com o apoio da Universidad Politécnica de Madrid (UPM) e da Universidade Federico II de Nápoles.

Nesse colóquio vão se aprofundar as discussões iniciadas na primeira edição, fazendo-se uma avaliação desse conceito e das implicações que ele tem tido nas políticas de patrimônio, especialmente sob a ótica do mundo ibero-americano, no qual nos últimos anos tem se criado instrumentos para a tutela da paisagem.

TEMÁRIO

O 2º Colóquio Ibero-americano Paisagem Cultural, patrimônio e projeto abrirá espaço para comunicações, que poderão ter o caráter teórico ou apresentar estudos de casos. Os trabalhos deverão se enquadrar num dos três eixos temáticos do Colóquio. A seleção das comunicações se fará a partir de resumo.

Eixo temático 1 - Paisagem cultural: um conceito em construção - Neste eixo vão se discutir as contribuições das diversas áreas para a formação do conceito de paisagem cultural, e seus desdobramentos teóricos e práticos.

Eixo temático 2 - Paisagem e paisagem cultural: tipologias e instrumentos - Neste eixo vão se discutir os diversos tipos de paisagem cultural e as formas de sua descrição e análise.

Eixo temático 3 - Paisagem cultural: estratégias de preservação e intervenção - Neste eixo vão se discutir as propostas de preservação e intervenção na paisagem, em suas diferentes escalas.


CALENDÁRIO

Envio de resumos: até 15 de agosto de 2012

Informe da seleção de resumos: 30 de agosto de 2012

Envio dos trabalhos completos para publicação: até 20 de outubro de 2012

Abertura do evento: 19 de novembro de 2012

MAIORES INFORMAÇÕES

http://www.forumpatrimonio.com.br/paisagem2012/

Telefone: 31.3409.8820

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan