Transcender

A transcendência marca o sentido da passagem do homem pela vida. Transcendemos em filhos, obras, pensamentos e ações. A vida nos dá oportunidades de oferecer nosso legado para nossos semelhantes, de melhorar as condições do mundo que habitamos e que habitarão as gerações futuras. Os grandes homens são aqueles que, sem querer, oferecem aportes que o próprio tempo e o tempo da historia reconhecerão como contribuição substancial para o enaltecimento da humanidade. São aqueles que aportam essa contribuição com alegria e humildade, em um pé de igualdade com os semelhantes, no trabalho cotidiano, no pensamento oferecido com prazer e generosidade. São aqueles que expressam sua verdade com coragem, que enfrentam aos homens pequenos - aqueles que pretendem dominar desde a arrogância e o poder -, que oferecem a vida por uma causa e lutam até o fim pela dignidade das pessoas. São aqueles que possuem a inteligência de cultivar as amizades e as coisas boas da vida com alegria e com o prazer da convivência. Os grandes homens são aqueles que transcendem na vida das pessoas.
Em 5 de dezembro um grande homem, brasileiro, formalizou sua entrada para a historia da humanidade. Ele possuía, ademais, o dom da criatividade manifestada como arte brasileira, superadora do dogma internacional, expressão do próprio espírito de liberdade, do pensamento sem concessões, da imaginação fértil que a América Latina oferece ao mundo. Uma criatividade que permitiu construir uma utopia, que materializou sonhos coletivos, que colocou o Brasil no centro do debate arquitetônico internacional, que surpreendeu com a imaginação e a coragem de suas obras primeiras, que enriqueceu o modernismo internacional com aportes de genuína brasilidade.
Em 5 de dezembro e hoje, o mundo rende tributo a nosso grande homem com a gloria merecida, especialmente por sua obra pioneira. Orgulho e reflexão para nós, colegas arquitetos, que permite alimentar os sonhos de um mundo melhor através da profissão escolhida. Em 5 de dezembro de 2012 nasceu para a eternidade nosso colega Oscar Niemeyer. Viva Oscar!!!

Roberto Ghione é arquiteto e diretor do IAB/PE

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan