Gestão de áreas protegidas é tema de curso da FGV

A nona edição da Formação Integrada em Sustentabilidade (FIS), disciplina eletiva oferecida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP), tem como tema a gestão de áreas protegidas – públicas e privadas.

                                                                                                           















A nona edição da Formação Integrada em Sustentabilidade (FIS), disciplina eletiva oferecida pela Fundação Getúlio Vargas (FGV – SP), tem como tema a gestão de áreas protegidas – públicas e privadas.

Criado em 2010, o curso foi idealizado para “promover uma estrutura e um processo co-formativo inovadores, que atendam às demandas de uma educação transformadora para a sustentabilidade e que, consequentemente, instiguem mudanças no paradigma da percepção de educantes e aprendentes”.
Ana Luísa da Riva, diretora-executiva do Semeia, participou da aula inaugural no início de agosto. “Como instituição antropocêntrica, acreditamos que soluções efetivas para a conservação só surgem quando incluímos o homem em uma perspectiva não normativa. As pessoas precisam enxergar a importância das áreas protegidas e valorizar esses espaços. Por isso apoiamos iniciativas como essa: envolvem formação e evidenciam que o homem é parte indissociável do meio ambiente”, explica.
Mário Monzoni, coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (Gvces), destaca a importância das parcerias entre a academia e o setor privado sem fins lucrativos. “É importante as organizações estarem juntas nesse processo de mudança, de cidadania. Estamos aqui procurando aumentar o paradigma da percepção das pessoas, a consciência que os alunos têm sobre o que fazem. Então é absolutamente importante o Semeia estar junto, de maneira geral, e especificamente nesse tema, em que possui know-how muito grande”, destaca.
Cada turma do FIS recebe um desafio, estruturado como projeto referência. Nesta edição, esse desafio compreenderá a criação de um jogo de tabuleiro que reflita a complexidade e as oportunidades do tema “Gestão de Áreas Protegidas públicas e privadas”. Segundo Monzoni, a expertise do Semeia “dialoga completamente com o desafio proposto pelo curso, que é um pretexto para essa formação muito maior que uma formação cidadã, mas uma formação transformadora”.
Para a realização do projeto referência, os alunos terão aula com especialistas em temas como serviços ecossistêmico, economia da conservação, crowdfunding, teoria U, modelos de gestão e compensação ambiental, entre outros. Além disso, realizarão uma viagem de micro imersão para conhecerem a Rota Lund (Minas Gerais.) e o projeto de criação de parceria público-privada desenvolvido pelo Semeia em parceria com o governo de Minas.

Fonte: http://www.semeia.org.br/index.php/pt/nossos-conteudos/newsletter/item/471-gest%C3%A3o-de-%C3%A1reas-protegidas-%C3%A9-tema-de-curso-da-fgv

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan