Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil

Cortesia de Aida Salán                                Cortesia de Aida Salán

O Arquideas convidou estudantes de arquitetura e jovens arquitetos a participar do concurso de ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA), que buscava soluções para a criação de um centro de aprendizagem e observação do ecossistema através do contato íntimo com a natureza em uma das regiões de maior biodiversidade do mundo: a Amazônia.
A seguir, apresentamos NOA SEAL, a proposta de Aida Salán premiada com o terceiro lugar no concurso internacional.
Fotomontaje_agua                           Cortesia de Aida Salán

Da arquiteta: ao planejar pela primeira vez um observatório em um ambiente como a Amazônia, me dei conta de que o termo "observar" seria pouco para este caso. Assim, NOA SEAL não é um simples observatório. NOA SEAL é um laboratório onde não apenas se observa, mas também se descobre, estuda e experimenta com o exterior. O edifício será uma cápsula de reconhecimento do terreno, uma ferramenta, não será um fim, mas um meio, uma máquina.
Após estudar a região da Amazônia, percebi que, por sua imensidão, é impossível escolher a coordenada exata para a localização do NOA SEAL. Assim, a proposta é uma cápsula que não é definida por uma localização concreta. É isso que dá nome ao NOA SEAL LAB - Natural Observatory Amazon - SEa Air Land - LABoratory. A cápsula terá seu desenho alterado de acordo com as características específicas de onde se localizar.
Fotomontaje_interior                                                                                   Cortesia de Aida Salán

Quando estudei as generalidades e algumas particularidades do Amazonas, dividi e simplifiquei em três grandes grupos segundo as diferenças e características ambientais. Feita com materiais leves e flexíveis, a localização da cápsula será escolhida pelo usuário que poderá mudar segundo as necessidades momentâneas.
NOA SEAL LAB terá duas partes diferenciadas por seus materiais e sua metodologia construtiva: a primeira fase de construção é a instalação de três grandes apoios verticais atirantados por cabos de aço que sustentarão a cápsula. A parte superior será um módulo rígido estruturado por nervuras de aço que assegurarão a resistência e onde se prendem os cabos de aço que sustentarão a cápsula.
Dibujos_estructura                                                                         Estrutura. Cortesia de Aida Salán

A parte inferior da cápsula é um módulo suspenso revestido por uma envolvente inflável. Essa estrutura será composta por uma malha tridimensional que dará resistência à estrutura inflável.
Uma das intenções desse projeto é que os ecossistemas da Amazônia não sejam alterados por uma arquitetura no nível do solo. Através da criação desses postos tem-se uma vista privilegiada da natureza, não apenas pela altura, mas porque a fauna e flora podem continuar a se desenvolver ao redor da estrutura.
O processo construtivo nos permite chegar a zonas remotas e construir a estrutura quase que instantaneamente nos lugares desejados.
Fotomontaje_%c3%a1rboles                                Cortesia de Aida Salán
  • Concurso: Concurso Arquideas Nature Observatory of Amazonia (NOA América do Sul))
  • Prêmio: Terceiro Lugar
  • Arquiteta: Aida Salán
  • Localização: Amazonas, Brasil
  • Ano Do Projeto: 2014
  • Fotografias: Cortesia de Aida Salán

Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
Localização. Cortesia de Aida Salán
Localização. Cortesia de Aida Salán
Características ambientais. Cortesia de Aida Salán
Características ambientais. Cortesia de Aida Salán
Construção. Cortesia de Aida Salán
Construção. Cortesia de Aida Salán
Estrutura. Cortesia de Aida Salán
Estrutura. Cortesia de Aida Salán
Prancha. Cortesia de Aida Salán
Prancha. Cortesia de Aida Salán
Plantas
Plantas
Fachadas
Fachadas
Corte
Corte

Fonte:Valencia, Nicolás. "Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil " [Tercer Lugar en Concurso de Ideas Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil ] 12 Oct 2014.ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado 12 Out 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/734256/terceiro-lugar-no-concurso-de-ideias-nature-observatory-of-amazonia-noa-brasil?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=af5812b772-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-af5812b772-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan