Sete dicas para vencer concursos e competições de arquitetura

Um concurso de arquitetura ou design internacional atualmente não recebe menos do que 500 inscrições. Concorrência acirrada e participação de grandes escritórios dificultam o sucesso de jovens arquitetos nos certames. Para ajudar, um dos blogs mais famosos dos EUA compilou sete dicas para maximizar as chances de uma proposta chegar aos finalistas. Confira abaixo.
1 – Escolha o concurso certo
Além de atentar para a existência de competições falsas ou com "cartas marcadas", é importante analisar se a proposta a ser desenvolvida é compatível com a sua especialidade ou a especialidade de seu escritório. Também pesquise sobre a real viabilidade do projeto a ser construído.
2 – Faça a lição de casa
Pesquise detalhes sobre os organizadores da competição, o motivo pelo qual o concurso foi aberto e, se o edital especificar a localização e a tipologia do programa, vá até o local e aprenda o máximo possível sobre seu contexto histórico e cultural.
3 – Apresente uma proposta impactante
Normalmente a comissão julgadora tem um tempo limitado para analisar as proposta em uma primeira fase, que pode ter mais de 500 inscrições. Para chamar a atenção dos jurados, faça uma apresentação impactante que comunique os principais pontos do seu projeto.
4 – Aposte na diversidade
Além de desenhos arquitetônicos, aposte em maquetes, diagramas sequenciais e perspectivas elaboradas para explanar porquê seu projeto deve ser escolhido.
5 – Aceite críticas
É comum ficar muito envolvido com um projeto. Então, antes de entregar a proposta, convide um colega para fazer críticas construtivas ao trabalho, desde erros de digitação até o uso de materiais.
6 – Pense grande
Competições são oportunidades para deixar a imaginação fluir. O conceito do projeto é o mais importante, e algumas alterações poderão ser feitas posteriormente por questões de viabilidade técnica e economica.
7 – Reaproveite
Mesmo se sua proposta não chegar à lista de finalistas, reaproveite-a. Coloque o projeto em seu site ou portifólio, divulgue para os clientes, mostrando seu potencial criativo.

Fonte: The Angry Architect


    Publicada originalmente em ARCOweb em 04 de Fevereiro de 2015

    Fonte: http://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/sete-dicas-vencer-concursos-arquitetura?utm_source=Edicao15020&utm_medium=150204&utm_campaign=NewsletterARCOweb&utm_source=Virtual_Target&utm_medium=Email&utm_content=&utm_campaign=news-150204&utm_term=

    0 comentários:

     
    IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
    Edited by Allan